O que é sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial é importante para o desenvolvimento humano. Isso não apenas se mostrou claro uma vez, mas diversas! 

Isso porque é ele quem dita o desenvolvimento geral dos recursos e até dos serviços. Sendo assim, cuidar dele é trivial. Não é à toa que a sustentabilidade empresarial está aí.

Você sabe o que é a sustentabilidade empresarial? Bem, em resumo podemos dizer que é um conjunto de ações e políticas que visam adequar processos empresariais ao meio ambiente. Ou seja, mostra caminhos economicamente sustentáveis para negócios se desenvolverem.

É claro, quando falamos desse termo devemos ir muito além. Por esse motivo criamos esse artigo para demonstrar os principais pontos da sustentabilidade ambiental e também se ela possui algum dilema para os empresários.

O que é a sustentabilidade empresarial na prática?

Na prática, é importante destacar a sustentabilidade empresarial como ato de adequar as ações no mundo empresarial com o meio ambiente. 

Nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente porque existe uma mudança rápida no mercado, exigindo das empresas esse novo tipo de comportamento.

A sustentabilidade ambiental pode ser inserida no mesmo contexto da empresarial. As ações no meio-ambiente beneficiam a sociedade humana da mesma forma que as ações dentro da empresa.

Porém, o que muitas pessoas acabam desconsiderando é a complexidade de alguns métodos. No meio empresarial, conseguir lucro é sempre muito importante, por isso novas ações podem ser arriscadas.

Outros tipos de sustentabilidade

Já que estamos falando de sustentabilidade empresarial, vamos falar também de outros dois importantes tipos. Na verdade, dividindo corretamente podemos destacar áreas como a ambiental/ecológica, a empresária, a social e a econômica. Agora vamos falar um pouco sobre as duas últimas.

A sustentabilidade social é feita com objetivo de ajudar causas sociais. São aquelas ações que tanto conhecemos, como diminuir a fome no mundo ou ainda erradicar o trabalho escravo.

A ideia é que um mundo sustentável seja agradável para que o ser humano possa viver adequadamente nele.

Também temos a sustentabilidade econômica, que poderia ser relacionada à empresarial. No entanto, nesse meio falamos de ações econômicas mais diretas ao dinheiro. A diminuição da pobreza pode ser considerada uma ação da sustentabilidade econômica.

Um pouco sobre licenciamento ambiental

O licenciamento ambiental também não é tão famoso. Quando se pensa nele é interessante destacar alguns pontos, como as vantagens que o empresário pode ter. 

Para quem ainda não conhece, o licenciamento ambiental é uma espécie de comprovação que o empresário está lidando corretamente com todos os protocolos e leis referentes ao meio ambiente. 

A empresa deve estar de acordo com tudo para receber. Com ele a comprovação de interação com o lado sustentável se destaca e graças a isso é possível ter alguns benefícios, como ainda falaremos nesse artigo.

Consultoria ambiental

Se deseja obter o máximo de informações sobre certos processos dentro da sua empresa, a consultoria ambiental pode ajudar. 

Na verdade, com um profissional ao lado é fácil ter maiores e melhores resultados na elaboração de diversos projetos.

Sabendo disso, você pode saber que a relação entre consultoria ambiental e sustentabilidade empresarial é forte. No entanto, a sustentabilidade é um conjunto de ações que vai além disso.

Para aqueles que desejam bons resultados, a melhor opção é começar a carreira possuindo a ajuda de um profissional da área. Assim, desde a construção do seu negócio, ele estará de acordo com as leis. 

Quais as vantagens de investir nos processos

Para o empresário há muitas vantagens, principalmente se aderir ao licenciamento ambiental. Veja algumas dessas vantagens abaixo:

  • Diminuição no custo de alguns processos;
  • Economia com base na sustentabilidade;
  • Possibilidade de conseguir crédito;
  • Melhor comunicação e ligação com o consumidor;
  • Torna o futuro mais próspero.

Essas vantagens podem se tornar ainda mais importantes de acordo com o ramo seguido. Em certas áreas, ações relacionadas à sustentabilidade empresarial podem até mesmo aumentar o preço de imóveis.

Ou seja, as vantagens acontecem de acordo com o segundo ramo seguido. Quanto maior é o impacto na mudança, maior também são os benefícios. 

No entanto, é importante lembrar que para a maioria desses é fundamental possuir o licenciamento ambiental.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente está entre os órgãos que compõe a estrutura administrativa, tanto dos estados como dos municípios. 

Dentre as suas atribuições, podemos citar a elaboração das políticas públicas relativas ao tema de atuação (a nível regional), cujo objetivo principal é preservar o meio ambiente, bem como os recursos naturais do território. 

Além disso, é papel da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizar serviços e atividades de recuperação e preservação, além da proteção, do meio ambiente. 

Esse órgão é apresenta como função o licenciamento de atividades que possuem potencial para poluir e modificar o meio ambiente e promover a realização de autorias ambientes em atividades poluidoras em potencial. 

Essa Secretaria também exige, nos limites da lei, a realização dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA), do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório do Impacto de Vizinhança (RIV). 

Com isso, a Secretaria do Meio Ambiente também deve exercer o seu poder no que se refere a atividades que causam poluição na atmosfera, ou de natureza hídrica e sonora, e da mineração do desmatamento que gerem resíduos tóxicos, sem contar com o acompanhamento da destinação dos resíduos sólidos.

Conclusão

Apesar do termo não ser tão conhecido como deveria, ele é extremamente importante para desenvolver bem as empresas do futuro. Isso porque sua ideia não é apenas cuidar do meio ambiente, mas garantir aos empresários que as mudanças não serão prejudiciais ao seu sistema.

Apesar de ainda não estar a todo vapor, já ficou claro que o objetivo é nobre. Além disso, a sustentabilidade empresarial lida muito bem com a relação do ser humano frente a algumas adversidades. 

Não é algo para cuidar apenas do meio ambiente, mas também diminuir a fome no mundo ou acabar com o trabalho escravo. São ações socialmente muito bem vistas, que conseguem fazer uma diferença enorme no mundo.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo