Como funciona a energia solar?

Como funciona a energia solar? É possível observar que no Brasil o investimento em energia solar vem crescendo a cada dia, principalmente em residências e pequenas empresas.

A crescente busca por esse investimento está diretamente ligada aos gastos com energia, uma vez que essa alternativa de energia limpa ajuda a reduzir as contas desse serviço.

Diante desse aumento na utilização de energia solar, vamos fazer uma breve explicação sobre como a energia solar funciona, além de explicar alguns conceitos do que ela é, como também falar um pouco sobre as suas vantagens.

Confira!

O que é energia solar?

Como funciona a energia solar? É a energia que tem como principal fonte os raios do sol, e é um tipo de energia limpa e sustentável.

A energia solar pode ser utilizada para a produção de energia elétrica, através da energia fotovoltaica, ou energia térmica solar, para aquecer água.

Essa energia funciona através de algumas placas que absorvem os raios solares e os transformam em energia elétrica.

A energia solar pode ser dividida em três tipos, a fotovoltaica, a térmica e a heliotérmica, porém vamos nos concentrar em explicar o tipo de energia solar fotovoltaica.

A fotovoltaica funciona a partir de painéis que captam os raios solares que através do efeito fotovoltaico geram correntes de eletricidade.

É possível gerar energia elétrica a partir de três tipos de sistemas que podem ser utilizados para captar os raios solares e transformá-los.

Tipos de sistemas de energia solar

Há três tipos de sistemas de energia solar, um conectado a rede de energia elétrica, e é chamado de sistema On- Grid, esse é o mais comum e é o que vamos falar mais sobre.

Há também o sistema Off-Grid, e esse sistema é o autônomo, ou seja, ele não é conectado a nenhuma rede de energia elétrica e utiliza baterias para fazer a armazenagem de energia.

No sistema híbrido, é possível operar tanto com o sistema on-grid, como também no sistema off-grid de forma simultânea, trabalhando tanto conectado à rede, como também alimentando as baterias.

Como funciona a energia solar?

Como funciona a energia solar? Cada sistema fotovoltaico tem um funcionamento diferente, dessa forma focaremos em explicar como o sistema de energia solar On-grid funciona, apresentando seus principais elementos e sua finalidade.

No sistema On-grid o funcionamento é feito a partir de cinco etapas que veremos a seguir, com componentes essenciais para que seja produzida e distribuída a energia.

On grid

– Painel

Essa é a primeira etapa, e é nela que a energia fotovoltaica é gerada através de painéis solares, que absorvem a luz solar.

O painel ou placa fotovoltaica é um item essencial para q produção da energia solar. Ele é formado por células fotovoltaicas e elas tem como função principal absorver a luz do sol.

Essa placa funciona a partir do momento que a luz solar (fótons) toca a superfície das células fotovoltaicas, essas estimulam a migração dos elétrons para as células de silício.

Essa migração dos elétrons das células fotovoltaicas para as células de silício, criam uma corrente elétrica, e essa é chamada de energia solar.

– Inversor

Esse equipamento tem como função fazer a conversão da energia de corrente contínua, que foi gerada pelos painéis solares, em corrente alternada, ideal para ser distribuída para as residências.

O inversor mais utilizado é o on-grid, que é adequado para o sistema onde o sistema solar é conectado à uma rede de energia elétrica.

Esse inversor tem um dispositivo de segurança, onde o mesmo é desligado da rede elétrica, caso essa tenha caído. Esse equipamento é essencial para que a energia correta de corrente alternada seja distribuída.

– Distribuição

Após passar pelo inversor, que transforma a energia de corrente contínua em energia de corrente alternada, essa energia é direcionada para o quadro de luz e distribuída para a residência ou empresa.

Por ser uma energia gerada pelo sistema solar instalado no seu imóvel, não tem custo sobre o consumo da mesma.

Dessa forma, você reduzirá a energia que você consome pela rede distribuidora e consequentemente, terá o custo da mesma reduzido.

Cada companhia de distribuição de energia tem regras para fazer a conexão do sistema solar com a rede, sendo assim, é importante que você esteja atento a essas exigências antes de fazer a instalação do sistema solar fotovoltaico.

– Utilização

A energia produzida a partir do sistema solar pode ser utilizado de várias formas, tanto em residências, como em empresas.

Como funciona a energia solar? Dessa forma, essa energia produzida pelo sistema solar instalado no imóvel pode ser utilizada em TV’s, Computadores, sistemas de som, lâmpadas, motores que funcionam com energia, entre outros aparelhos utilizados em empresas e residências.

– Excesso

Quando o sistema de energia solar for instalado, vai ser necessário trocar o relógio medidor de consumo de energia por outro bidirecional, que mede tanto a saída, como a entrada de energia.

Com esse novo relógio, vai ser possível medir a energia que é consumida das companhias que fazem o fornecimento de eletricidade, quando não for possível utilizar a produzida pelo sistema solar.

O relógio também faz a medição da energia produzida em excesso pelo sistema solar fotovoltaico, que é enviado para a rede de distribuição.

Dessa forma é possível medir a energia enviada em excesso e a mesma pode ser convertida em créditos que podem ser consumidos nos próximos meses.

Assim, é possível que você verifique na sua conta de energia, a quantidade consumida, assim como a quantidade que você enviou para a rede de distribuição da companhia.

Vantagens da energia solar

Uma das vantagens de utilizar o sistema energia solar é que ela é uma fonte sustentável, além de que o seu equipamento tem uma longa vida útil.

Além disso, ela é um investimento que dá um retorno positivo no que diz respeito a custos com contas de energia, pois com a utilização dela é possível diminuir bastante sua conta mensal.

Entre outras vantagens podemos dizer que a energia solar é uma energia limpa, ou seja, ela não polui o meio ambiente e também é silenciosa.

Esse sistema não tem um funcionamento complexo e também não ocupa muito espaço, sendo uma excelente alternativa para residências e empresas.

Preto Café Editoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo