O que é energia fotovoltaica

Atualmente existem diversas formas de produzir energia e dentre elas uma das mais famosa e que apresenta melhores projeções para o futuro é a energia fotovoltaica. 

Também conhecida como energia fotovoltaica ela apresenta diversas facilidades para quem deseja aumentar sua produção de energia sem prejudicar o meio ambiente.

Vale lembrar também que o tipo de energia que estamos falando aqui pode sim ser produzido mesmo em dias mais nublados ou até mesmo com clima chuvoso. 

No entanto, quanto maior a radiação solar maior a quantidade de eletricidade que pode ser produzida. De certo modo é ainda mais interessante considerar dias sem nuvens para obter o máximo de desempenho dos aparelhos fotovoltaicos.

Então vamos falar um pouco sobre esse tipo de energia e como ela pode ser útil na construção de um meio ambiente mais saudável e de qualidade na energia obtida. 

Vamos juntar diversos fatores que são importantes para essa construção, considerando que a energia fotovoltaica está crescendo em uso a cada dia mais no Brasil.

Energia solar: o que é?

É a energia elétrica que consegue ser produzida a partir da luz do sol, quanto maior a incidência de raios solares nas placas solares, maiores capacidades de produção de energia elétrica. 

Graças a toda a sua facilidade no uso e na aplicação dos materiais, a energia solar é considerada uma das mais limpas do mundo.

Ela também pode ser chamada de energia fotovoltaica, que acaba sendo apenas um nome mais técnico e mais específico. Essas duas formas não são diferentes, mas existem diferentes formas de produzir energia solar, como por exemplo, a energia termo solar e a energia hipotérmica.

O nome fotovoltaico é a função de um termo grego com a palavra volt, que representa uma unidade de força eletromotriz. Por outro lado, a palavra “foto” está relacionada com o uso da luz para obter energia. Foi um termo que se popularizou muito no mundo inglês desde o ano de 1849.

Materiais utilizados

Não é possível produzir energia solar de uma hora para outra, para isso é importante utilizar certas técnicas e alguns materiais fundamentais para a captação da radiação solar.

O primeiro item que é extremamente importante é a placa solar, essencial para captação de energia solar e para começar o processo de transformação dessa energia em energia elétrica.

Além disso, existem transformadores, Condutores, inversores e diversos outros que podem ser citados com facilidade, principalmente dependendo da produção que será realizada. 

A energia fotovoltaica pode ser utilizada tanto em empresas como em residências, nesse segundo tipo sendo utilizada em menor quantidade.

Como acontece a produção

Como já dito a produção se baseia no uso de placas solares para captar a radiação solar. Essas placas são feitas de um material semicondutor, fazendo com que quando a radiação incide sobre a superfície da placa os elétrons do material semicondutor começam a entrar em movimento, gerando eletricidade.

Depois de passar pelas placas solares a energia é elevada até uma pessoa solar. Esse equipamento é responsável por transformar a energia solar, ou energia térmica, energia elétrica. É nele que a transformação em corrente elétrica contínua é transformada em alternada.

E para você que ainda não acredita que essa forma de energia é realmente eficiente, saiba que ela é 100% comprovado. alguns sistemas fotovoltaico geração incorporados na rede elétrica de diversos locais, isso há mais de 30 anos.

Conversão em eletricidade

É um pouco complicado pensar na conversão da energia solar em energia elétrica, não é? Esse acontecimento é possível graças ao efeito fotovoltaico que geralmente acontece quando as partículas de luz solar incidem com a placa solar e com átomos presentes naquela região.

Como essa interação vai chegar do Movimento dos elétrons que acabam gerando a corrente elétrica. No entanto, ainda não é o momento de que a energia seja levada a residências, comércio ou para qualquer área. 

É fundamental que a corrente produzida no processo de inversão seja transformada em corrente alternada, que passou a uma tensão mais baixa.

Esse papel fica para um inversor solar que é o equipamento responsável por fazer toda a transformação da corrente e deixar a energia pronta para o uso

O Brasil e a energia fotovoltaica

Pois bem, sabemos que o Brasil é um país com diversas possibilidades para várias atividades. Quando falamos de energia fotovoltaica no Brasil também devemos prestar atenção que o país possui diversas áreas com maior capacidade de captação de raios solares.

Como essa também é uma forma de energia limpa e sustentável, é claro que o governo brasileiro e diversos empresários acabam apostando nessa possibilidade. Além disso, a energia solar é algo inacabável, disponível em todo o planeta.

No final é possível perceber que o Brasil possui uma grande capacidade para utilizar a radiação solar e gerar energia. 

Mesmo as regiões que possuem menor incidência de raios solares, ainda conseguem apresentar destaque com relação a países da Europa.

Importância da energia fotovoltaica

Aqui foi dito várias vezes que a energia fotovoltaica é realmente uma das mais importantes. Ela é atualmente a terceira mais relevante forma de produção de energia do mundo, atrás apenas das hidrelétricas e da eólica. Destacando que essa informação está relacionada ao mundo como um todo e não apenas para o Brasil.

Graças a isso existem diversas empresas que estão apostando no uso da energia. Da mesma forma existem muitos negócios que estão produzindo esse tipo de energia para vender. 

A venda de placas solares e diversos outros itens são potenciais diferenciais em qualquer local.

Mais barata ou mais cara?

Essa talvez seja a pergunta mais importante. A energia fotovoltaica exige um investimento maior para começar a produção, mas em compensação o valor investido é totalmente devolvido ao longo dos anos de utilização das placas solares.

Naturalmente, com crescimento desse setor é possível obter diminuição no valor dos equipamentos que devem ser utilizados. No futuro é possível que todas as pessoas consigam utilizar esse tipo de energia sem gastar muito.

Nos dias atuais esse tipo de produção é obtido por pessoas que desejam investir para poupar.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 3 =

Voltar ao topo