O que faz um engenheiro

Você já se perguntou o que faz um engenheiro? A engenharia é uma das áreas que mais crescem em todo mundo, isso porque existem diversos tipos de profissionais que desempenham funções diferentes. 

Então sempre há muitas vagas no mercado e também muitos profissionais que desejam obtê-las com facilidade.

Então um engenheiro acaba sendo um profissional com diversas habilidades e funções, sendo uma das mais importantes seu conhecimento matemático técnico para algumas situações. 

No entanto, nem todos engenheiros trabalham com a área da matemática, alguns podem apenas necessitar de um conhecimento técnico diferenciado.

Então, se perguntar o que faz um engenheiro é algo que abrange diversas possibilidades e não possui uma resposta única. Vamos ver aqui como o engenheiro trabalha dentro de sua área de atuação e por que ele não desempenha apenas uma função.

O que faz um engenheiro?

A engenharia, em seu significado mais básico, está relacionada com a relação criada entre o homem e a natureza. Nessa profissão se busca utilizar de maneira mais eficiente possível os materiais encontrados na natureza para benefício humano.

Então o engenheiro possui diversas possibilidades de atuação. A engenharia em si não pode ser caracterizada apenas por uma função, por exemplo, existem os engenheiros que trabalham dentro da construção civil e aqueles que trabalham fora dela.

Estando com essa questão em mente, podemos destacar que existem diferentes tipos de formação que podem ser obtidas dentro de uma faculdade, por exemplo:

  • Engenharia civil;
  • Engenharia da computação;
  • Engenharia da produção;
  • Engenharia mecânica;
  • Engenharia elétrica;
  • Engenharia ambiental.

Cada formação irá gerar um profissional que lhe dará de maneira exímia com a área citada. Abaixo falaremos de algumas dessas áreas, visando demonstrar o que o engenheiro trabalha no seu dia a dia.

Principais engenharias

Como dito, existem algumas engenharias que estão mais presentes no mercado. No Brasil podemos destacar a relevância que a engenharia civil possui. Ela é extremamente importante para a manutenção e gerenciamento de obras.

Diante disso, se torna fundamental falar um pouco sobre ela e como o engenheiro trabalha dentro desses canteiros para obter o melhor resultado possível. Técnica e habilidade são dois pontos indispensáveis!

O que faz um engenheiro civil

Então vamos falar um pouco mais sobre as funções de um engenheiro civil dentro de uma obra. Em suma, podemos dizer que ele é o profissional responsável por todo processo de construção de um edifício, de casas, e afins.

Ele deve elaborar projetos sobre cada etapa que a construção irá passar, também deverá monitorar a construção e tentar otimizar o máximo os recursos que serão utilizados na obra.

Alguns engenheiros civis também trabalham com a fiscalização de obras, nesse caso ele irá observar todos os pontos importantes no momento da construção, realizando um levantamento com as informações mais importantes e verificando se o projeto segue todas as especificações para ter uma boa segurança, obedecendo também os prazos.

O que faz um engenheiro de produção

O engenheiro de produção geralmente trabalha com processo de fabricação de alguns produtos, levando em conta o uso de materiais e recursos para a produção do mesmo. Apesar de parecer um trabalho simples, a verdade é que ele é bem complexo e exige uma certa dose de experiência.

E por conta disso existe uma formação apenas para esse tipo de atividade, a engenharia de produção é realmente importante dentro de qualquer indústria, já que é capaz de otimizar o valor e os processos que serão feitos.

É uma área em crescimento e que busca desenvolver diversas técnicas para melhorar a produção em fábricas e empresas.

Engenheiro mecânico e suas funções

A engenharia mecânica também é um ramo bem abrangente. O profissional da área deve entender que ele irá lidar com diversos tipos de materiais durante toda a sua carreira, assim como o uso e manutenção de algumas máquinas.

Ele também possui uma função fiscalizadora, podendo ser aquele profissional que está em busca de descobrir se todos os processos feitos para fabricação de um item estão de acordo com as normas.

Ele pode atuar tanto na indústria, como também dentro de empresas mais comuns. Alguns até mesmo são contratados de maneira autônoma para resolver algum problema referente a maquinários ou até mesmo a construções se. Sim! Um engenheiro também pode trabalhar na área da construção civil.

Engenharia da computação

Bem, considerando que a tecnologia se desenvolveu bastante nos últimos anos, algumas profissões surgiram e outras se tornaram ainda mais importantes. 

Para quem lida diariamente com serviços de computadores ou até mesmo com a parte física deles, é interessante fazer uma formação em engenharia da computação.

É um mercado que está crescendo e se tornando eficiente para algumas pessoas, quem deseja começar nesse tipo de engenharia pode considerar diversas empresas para começar.

Atualmente o que não falta no mercado são empresários que buscam modernizar sua estrutura de produção, comunicação, gerenciamento e muitos outros setores. Diante disso, há sempre oportunidades para o engenheiro.

Qual área que exige mais técnica

Considerando todas as áreas citadas aqui e a verdadeira função de um engenheiro, é a área que mais se adequa a toda essa ideia, provavelmente são os setores de produção e a engenharia civil. Todas as engenharias lidam com bastante técnica, mas essas são aquelas que apresentam mais similaridade com o significado real da engenharia.

Um engenheiro desta área irá lidar diretamente com os recursos que são fornecidos. No setor de produção, por exemplo, é possível encontrar profissionais preparados para utilizar as matérias-primas oferecidas de maneira eficiente e econômica.

Já na área de engenharia civil, lidar com as obras e com as possibilidades no uso dos materiais oferecidos e dos  maquinários utilizados, é com certeza o ponto de maior diferencial. 

Conclusão

Como deu para ver o engenheiro faz mais de uma função, isso dependerá de suas habilidades e daquilo que está em busca de fazer dentro de uma empresa.

A maioria das áreas citadas aqui possuem uma boa demanda de profissionais, apesar de que a engenharia civil apresentou momentos de recessão na contratação.

No entanto, esse conhecimento técnico extremamente importante para toda a sociedade que geralmente diferentes setores acabaram ganhando mais destaque em determinado período.

Preto Café Editoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo