Quando usar tinta para grama e quando usar fertilizantes para plantas

O ditado da grama do vizinho ser sempre mais verde não precisa ser verdade para sempre: tintas para grama, fertilizantes para plantas e um pouco de conhecimento são tudo que você precisa para entender como ter um verde que parece de filme. No entanto, é importante entender as necessidades básicas do seu gramado e quais os momentos adequados para utilizar cada ferramenta.

Para isso, compreender os momentos vulneráveis e os ciclos de crescimento de manutenção natural que plantas sofrem durante o ano é fundamental para essa tomada de decisão. Cada período possui uma necessidade de ferramentas diferentes para solucionar o problema de um gramado considerado não verde o bastante.

Saiba quando a tinta para grama é a solução ideal

A tinta para grama representa uma peça chave para manter sua grama limpa e apresentável a todo momento. Com seu uso, você pode manter o seu gramado vivo até nos momentos em que o ambiente e o clima não favorecem a melhor aparência.

Corantes verdes líquidos, por exemplo, são perfeitos para criar uma coloração viva e saudável para um gramado, ao utilizar uma base natural e não invasiva para suas plantas, o  que destaca sua beleza natural, acima de tudo. 

Nesse caso, as tintas para gramados são perfeitas para climas mais secos e quentes. Com elas, é possível manter o aspecto vivo das plantas sem esconder possíveis sinais de adoecimento, por serem os momentos naturais nos quais a cor viva e natural de sua grama se torna mais cinza e contida.

Entenda quando os fertilizantes para plantas são mais adequados

Enquanto, por outro lado, fertilizantes para plantas podem ser vistos como o exato oposto de tintas, perfeitos complementos para manter um gramado saudável e bem nutrido, o que favorece seu crescimento natural e valoriza sua saúde e beleza orgânica.

Estações onde a fase de crescimento do seu gramado está em alta, como período chuvoso ou mornos, são perfeitos para utilizar fertilizantes no seu potencial total. Isso favorece ainda mais um crescimento saudável de suas plantas.

Escolhendo entre tinta para grama e fertilizantes para plantas

É importante evitar o uso de tintas em épocas no qual o gramado está em seu ciclo de crescimento. O ideal é permitir que haja o crescimento natural, para observar a saúde da planta e o crescimento do seu gramado. 

Em contrapartida, o uso de fertilizantes em períodos mais vulneráveis são menos eficientes e podem ser danosos a seu gramado por conta do ciclo natural que ele acompanha, com tintas perfeitas para manter o aspecto estético em boa forma. No entanto, é importante ressaltar que os dois são complementares.

Aplicando tinta para grama de forma eficaz

É importante saber qual a melhor maneira de aplicar uma tinta para grama de maneira eficaz para não andar em círculos ou desperdiçar dinheiro em um processo simples. O primeiro e mais importante passo é, antes da aplicação, cortar e limpar todo o gramado de uma maneira que a tinta impregne nos pontos mais profundos do gramado, o que oferece uma cobertura completa da superfície das plantas.

Já na aplicação em si, um ritmo constante e médio é fundamental, de uma maneira que não haja excesso em nenhuma parte do gramado, com uma a duas aplicações, suficiente para a maioria das ocasiões. É importante lembrar que a grama deve estar seca e de evitar pisar nas zonas pintadas por pelo menos quinze minutos após todo o processo, para dar uma chance da tinta aderir corretamente ao gramado.

Fertilizando suas plantas com cuidado

Em contrapartida, o uso de fertilizantes deve ser feito de uma maneira cuidadosa, e podem ter várias alternativas que ofereçam resultados semelhantes. A aplicação deve ser realizada por um canal que conduz bem o fertilizante para a planta, como o método foliar, por meio de sistemas hidropônicos e fertirrigação. 

Em particular, a aplicação foliar é a única que se encaixa para a modalidade de gramados, no qual se torna importante observar, qual a densidade do fertilizante para plantas utilizado junto a irrigação e seguir as instruções oferecidas no produto, podendo arriscar sobrecarregar um gramado, se aplicado incorretamente.

Combinando tinta para grama e fertilizantes para resultados excepcionais

Mesmo que a tinta para grama e fertilizantes atuem bem em situações opostas, ambos se complementam perfeitamente e podem até mesmo ser combinados em mais situações que poderia imaginar. Enquanto fertilizantes elevam o brilho natural de um gramado, as tintas oferecem um destaque maior na coloração e apresentação dele.

Ao usar ambos de maneira frequente durante todo um ano oferece o melhor dos dois mundos, um gramado saudável e lindo, com um verde perfeito, com cores naturais pela natural progressão do seu crescimento, acentuado pelas cores vibrantes de aplicações constantes de produtos estéticos.

Além disso, em muitas situações onde aplicações de ambos não são a peça chave para manter aquele verde divino, o uso de ambos mantém uma consistência ainda. Ou seja, não oferece nenhum dano à saúde de um gramado se utilizados corretamente e com um pouco de atenção. 

Tintas podem parecer um tabu no mundo do cuidado de gramados e fertilizantes, considerado até mesmo um desperdício, mas isso está longe da verdade. Ambos são fundamentais para manter sua grama saudável, apresentável e que se destaca entre todas as outras, com um verde natural destacado por ajuda de produtos naturais.

Para isso, você pode contar com a Rigrantec! Conseguimos suprir todas as necessidades de seu gramado, com instruções importantes do uso e medidas necessárias para utilizar qualquer produto oferecido em nossa loja, com uma variedade de opções perfeitas para criar um gramado vindo direto dos sonhos de um jardineiro.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Voltar ao topo