O que saber sobre a história da construção civil

A história da construção civil é um termo muito abrangente, tendo em vista que nos remonta a tempos antigos. 

Talvez você já saiba o significado do termo “construção civil”. As duas palavras juntas possuem um significado claro. 

É qualquer tipo de construção que se destine a uma comunidade, população ou cidade. É uma área muito abrangente, conseguindo oferecer opções de trabalho variadas.

No entanto, não é uma profissão que surgiu agora e possui fatos históricos super interessantes, que vale a pena ler. 

Não é à toa que fizemos esse artigo, afinal, curiosidades podem se tornar extremamente importantes para desenvolver uma área como essa.

Vamos começar bem do início, quando, provavelmente, não havia formas de registrar a história da construção civil da construção civil. 

História Construção civil e o passado desconhecido

A definição de construção civil é na verdade toda construção que interaja com qualquer indivíduo, por isso o termo “civil”. Naturalmente, ela não surgiu agora, apesar do termo ser mais jovem que sua origem.

Devemos ir além, antes mesmo dos registros históricos. O ser humano sempre trabalhou com meios para sobreviver e com certeza construções foram feitas durante esses momentos. 

Não exatamente uma casa, mas um abrigo da chuva, dos desastres naturais ou até de animais.

A vida fora da sociedade de fato é bem diferente, mas o indivíduo precisava mudar o ambiente para sobreviver. No geral, é antes da história da construção civil da construção civil que tem sua origem. 

Mas depois que o ser humano se desenvolveu, começou a construir edifícios cada vez maiores, estradas, aeroportos, túneis…bem, hoje a premissa é bem diferente.  

Depois do começo

A origem do termo começou num passado não tão distante. Ele é empregado até hoje exatamente por conta de sua origem. Quando o nome foi criado, havia apenas dois tipos de engenharia, a civil e a militar. 

É claro, como você sabe o tempo tornou tudo mais abrangente e hoje temos diversos tipos de engenharias. No entanto, ainda assim existe a engenharia civil, um registro histórico e inegável do passado. 

Bem, mas o que torna interessante toda essa parte histórica é sua ótima relação de desenvolvimento. Ela não ficou tão desenvolvida de uma hora para outra, passou por diversos processos e ainda continua no passado. 

Então, como e quando a construção civil começou a se desenvolver de fato?

Desenvolvimento da arte

Como já dito, em um passado muito distante já havia pontos importantes da história da construção civil que nos levam a acreditar que tudo começou ali. A necessidade de sobrevivência humana é uma delas. 

A construção civil somente não é mais velha que a engenharia. Evidentemente seu crescimento é similar. 

Quando se desenvolveu mais?

Nos últimos séculos com toda certeza. Alguns momentos históricos importantes fizeram com que a ciência se desenvolvesse mais, assim como a arte. 

Um dos exemplos mais importantes que podemos citar aqui é o renascimento. Movimento famoso que começou no século XV.

Nesse meio, a arquitetura foi bem desenvolvida, assim como a engenharia. Além disso, pouco tempo depois o iluminismo começou a se desenvolver na Europa e isso deu mais carga para que a ciência e a arte progredirem.

É claro, foi um fenômeno enorme em todos os locais, por isso há tantos pontos importantes que devemos falar. 

E bem, a verdade é que a construção civil teve outras épocas de desenvolvimento massivo e vamos falar mais sobre esses momentos agora mesmo!

Fenômenos importantes

Um dos fenômenos mais importantes para a construção civil foi o surgimento da roda, ainda no ano de 3.500 a.c. 

Essa ferramenta ajudou bastante no transporte e isso ajudou para que grandes construções surgissem. As pirâmides do Egito e também a Grande Muralha da China são exemplos claros disso.

Depois disso, temos outro evento que podemos destacar. O feudalismo. Esse já está marcado na história da construção civil de forma muito abrangente. 

 Ele foi o ponto principal para a construção de vários castelos e locais para os senhores feudais ostentarem seus domínios.

Até hoje alguns estão de pé. Podemos considerar esse um dos mais importantes fenômenos na construção civil. Além daqueles que já foram ditos antes, é claro.

Atualmente a construção civil é importante

Sim! A importância dessa área não parou. Muitas construções novas surgem, engenheiros projetos prédios enormes e arquitetos fazem dessa ciência uma arte. Além disso, há novas vertentes surgindo, o trabalho nunca para.

Ela não é só importante, mas vital para algumas economias também. O Brasil, por exemplo, é um dos países que conta com uma grande demanda de trabalhos do gênero. Construções novas todos os dias!

Apesar da grande quantidade de profissionais na área, o setor vem aparecendo de forma muito otimista. Isso porque o desenvolvimento de programas sociais como “Minha Casa Minha Vida”, impulsionam a área. 

Também há muitos eventos que podem ser associados ao Brasil e que fazem o crescimento ser verdadeiro. 

Na verdade, graças a Copa do Mundo realizada no país, existiam muitas oportunidades. Isso porque não era apenas a construção do estádio que importava, mas a construção de atrativos para turistas.

Hoje, há muitas oportunidades no setor, principalmente considerando a popularização de algumas profissões. O nível técnico já é bem visto e algumas áreas, pouco importantes antes, podem atuar diretamente na construção civil.

Conclusão

A história da construção civil é cheia de complexidades e chama atenção. Desde seu começo a construção civil se mostrou importante para o desenvolvimento humano. Não há nada mais importante que isso!

Apesar da profissão já ser bem conhecida atualmente, poucos conhecem realmente a construção civil. A história da construção civil faz com que ela seja ainda mais incrível, como arte ou profissão. 

Além disso, a construção civil também possui um bom histórico aqui no Brasil.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site OCC Construtora, um site especializado em obras e construções civis, economia e vagas de emprego.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo