Como funcionam os carros elétricos

Como funcionam os carros elétricos? Os mesmos chamam atenção para o futuro. Não apenas por serem belos modelos, mas por apresentarem fatores importantes para o desenvolvimento da indústria automobilística. 

Dessa forma, provavelmente você já se pegou curioso sobre o funcionamento desses carros, certo? Afinal, a eletricidade é capaz de mover algo tão pesado?

Bem, sim e não. Vamos explicar melhor durante o texto como a eletricidade age no carro, mas, antes de tudo, entenda que a eletricidade é uma força. Dessa forma, em muitos casos ela pode apresentar uma certa semelhança com qualquer outro tipo de força.

Como funcionam os carros elétricos? Como em todo carro, o coração é o motor. Este é alimentado por eletricidade. 

Essa eletricidade vem de uma bateria normalmente instalada no piso do veículo. No motor elétrico, a energia elétrica é convertida em energia mecânica pela geração de campos magnéticos. Os campos magnéticos, assim, geram força atraindo ou repelindo um ao outro. 

Se você empurra um carro, por exemplo, está fazendo uma força nele, assim como a eletricidade pode fazer. É claro, ela faz isso da sua maneira e é isso que devemos entender sobre os carros elétricos.

Carros elétricos: o que são e qual sua importância para o futuro?

Os carros elétricos surgem como uma opção sustentável. Dessa forma, no futuro é provável que os modelos comuns de carros parem de ser desenvolvidos para dar espaço a esses novos carros elétricos.

Geralmente em veículos desse tipo, a utilização de recursos naturais é mais comum. Os carros consomem recursos como petróleo, gás e também carvão. 

Com a mudança no modelo elétrico o consumo desses materiais não é mais necessário, evitando grandes problemas relacionados ao meio ambiente.

No entanto, isso ainda está em desenvolvimento e, provavelmente, nos próximos anos teremos mais modelos elétricos para nos apropriar.

Muitos componentes entre um carro elétrico e um motor de combustão não diferem. Os bancos são os mesmos, assim como a direção hidráulica ou os limpadores de para-brisa. 

Mas outros componentes diferem significativamente. No motor e no tanque em particular, existem sérias diferenças que definem os veículos. 

Como funcionam os carros elétricos? Os componentes mais importantes de um carro elétrico são a bateria de alta tensão, a bateria de baixa tensão, o próprio motor elétrico e a conexão de carregamento.

Mas uma grande dúvida que muitos consumidores possuem é como é o funcionamento de um carro elétrico? Você saberia dizer como ele trabalha? Vamos ver agora os principais pontos sobre seu funcionamento.

Como funcionam os carros elétricos?

Como se é de esperar, os carros elétricos funcionam a partir de uma corrente elétrica. Como já dito, essa corrente é importante para que não exista a queima de combustíveis fósseis como o petróleo.

Basicamente, o mecanismo que faz a corrente elétrica ser eficiente em um veículo desse tipo, se divide em quatro componentes:

  • A bateria;
  • O inversor;
  • O motor de indução;
  • O sistema de recuperação de energia.

Para que você possa entender com mais detalhes o funcionamento de cada componente, vamos fazer um pequeno resumo sobre.

A bateria dos carros elétricos

Como funcionam os carros elétricos? O primeiro ponto para se destacar é que a bateria é recarregável. Ela irá funcionar como o combustível que faz o carro andar. Em outras palavras, sem bateria o automóvel não pode se locomover.

É extremamente importante entender que ela também é capaz de armazenar energia elétrica. 

Graças ao desenvolvimento da tecnologia, existem diferentes tipos de bateria em desenvolvimento no mercado, isso significa que alguns modelos de automóveis elétricos podem apresentar maior eficiência e menor consumo de bateria.

O inversor elétrico

O inversor não é um objeto único em carros elétricos, na verdade qualquer aparelho que se ligue à eletricidade pode apresentar de seu componente. 

Seu objetivo é muito simples, oferecer uma conversão de da corrente elétrica contínua em corrente elétrica alternada.

Ao final desse processo, a corrente alternada é elevada até no motor de indução e com isso podemos começar a falar sobre o quarto componente fundamental em um carro elétrico.

O motor de indução

É um componente bem simples, mas também fundamental para que o carro possa funcionar da maneira correta. Geralmente, problemas no motor de indução podem fazer o carro parar de funcionar por um bom tempo.

Depois de transformada em corrente alternada, a energia é elevada até o motor de indução, onde aciona os mecanismos e faz com que as rodas girem e o carro possa se movimentar.

Um sistema de recuperação de energia?

Como funcionam os carros elétricos? Uma das grandes vantagens dos carros elétricos é que eles podem usar a eletricidade a favor da economia. Apesar do sistema de recuperação de energia ainda não ser desenvolvido completamente, há muitas oportunidades em utilizá-lo.

Em carros comuns, quando há um atrito produzido pelos freios, um problema surge. O combustível é perdido. Esse atrito é muito comum, em algumas viagens é possível que isso aconteça diversas vezes. 

Dessa forma, toda energia gerada a partir do combustível é desperdiçada em formato de calor.

Já com a recuperação de energia, fica muito mais fácil economizar. Ao frear um carro elétrico, a energia retorna para bateria em forma de eletricidade e com isso todo processo dito acima pode ser refeito.

Conclusão

Como funcionam os carros elétricos? Bem, com certeza o funcionamento desses carros é interessante. Considerando suas vantagens para conseguir uma boa economia de energia, desempenho nas estradas e outros fatores, os carros elétricos funcionam de forma inteligente.

Mas não é apenas isso, por ser algo agradável ao meio ambiente, podemos destacar que esse setor ainda irá crescer bastante. Muitas empresas estão surgindo no mercado com propostas eficientes.

Independente do modelo de carro elétrico escolhido, você deve saber que a relação dele com o meio ambiente é muito mais agradável. Como dito, é o modelo do futuro e o futuro é sustentável.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Solar Eólica Renovável, um site especializado em energia renovável para você ficar atento sobre o assunto.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo