O pneu aro 16 faz parte de muitos carros, como o Acura, Alfa Romeo, Chevrolet, Citröen, Fiat e Ford, portanto, se trata de um dos modelos mais tradicionais do mercado. O veículo roda com maior qualidade pela estrada, já que possui boas rodas e um sistema de qualidade que você irá passear e viajar sem preocupações.
Para manter os cuidados certos e ficar seguro enquanto dirige, é necessário entender como é o funcionamento das rodas, freios e compreender o momento adequado para realizar a manutenção. Assim, conheça mais sobre os pneus e algumas dicas de segurança.
Qual é a função dos pneus e dos freios no carro?
Os pneus auxiliam a modificar a direção do carro, absorver todo tipo de impacto e suportar cargas específicas, visto que os veículos variam entre si. A respeito dos freios, estes permitem auxiliar a desacelerar e fazê-lo parar, responsável também por deixá-lo parado enquanto estacionado.
Quando o pneu aro 16 e o freio funcionam adequadamente, as chances de acidentes diminuem. É fundamental checar com frequência as peças para frear estão funcionais, por isso entenda a função de cada uma:
● Cilindro mestre: converte força mecânica para pressão hidráulica;
● Pedal de freio: bloqueiam as rodas;
● Pistão: empurra a pastilha contra o disco;
● Pinça de freio: protege a pastilha;
● Pastilhas: objeto de fricção;
● Alavanca: aciona o freio;
● Tambor: gera atrito que faz o carro desacelerar.
Conhecer cada parte de um freio permite que você tenha mais facilidade em entender qualquer tipo de problema que aconteça ao volante. Dessa forma, você explica ao mecânico autorizado para checar o que ocorreu com o veículo mediante suas análises.
Importância de manter a segurança do seu carro sempre em dia
Quando você faz a manutenção regular promove segurança tanto a si quanto aos passageiros, pedestres e demais motoristas. Evita qualquer acidente mesmo os menos graves e a sua direção permanece protegida contra qualquer falha mecânica. Além disso, você entenderá a importância da manutenção ser essencial para evitar:
● Consumo elevado de gasolina;
● Dificuldades para ter estabilidade;
● Aumento de gastos futuros em manutenção.
Quando você não o envia ao mecânico para checar o seu pneu aro 15, as chances de pagar mais caro no combustível são altas, da mesma forma que acontecerá com as manutenções. Se você não consertar o veículo agora, saiba que os gastos se tornarão superiores, impedindo de pagar o valor à vista.
Ações indispensáveis para manter o carro sempre seguro
Você precisa checar o nível de pressão, rodar com os pneus de acordo com instruções do fabricante e verificar se o alinhamento das rodas estão corretas para evitar desgaste. Quando você faz a manutenção no período correto, evita problemas como a vibração das rodas, que acontece por falta de cuidados.
Manutenção preventiva
Para garantir que o seu carro permaneça seguro e eficiente, é fundamental realizar uma vistoria de prevenção em casa, antes de considerar pegar a estrada e curtir as férias. Não deixe de checar:
● Os freios;
● A limpeza do resfriamento;
● O filtro de ar;
● Pneus e o alinhamento;
● As velas e fazer a modificação, se necessário;
● Limpadores, fusíveis, bateria e sistema de suspensão.
O pneu aro 15 deve ser analisado, de fato, mas assim como se tem cuidado com as rodas, você precisa observar também todo o carro e sua estrutura. Caso tenha notado problemas divergentes, converse com o seu mecânico de confiança para entender o que ocorre.
Como saber quando é hora de trocar os freios do meu carro?
O desgaste das pastilhas de freio acontecem em pouco tempo devido ao excesso de calor gerado. Dessa forma, existem sinais aparentes que você perceberá ao volante e ao notá-los, mande o veículo para conserto. Atenção quanto a estas características:
● Ruídos metálicos incomuns;
● Problema para pisar no pedal e fazê-lo funcionar: desgaste das pastilhas;
● Cuidado com a quilometragem: modifique quando tiver 20.000 km rodados.
Ter este cuidado com o seu pneu aro 16 fará com que a sua rotina frente ao volante fique mais segura, menos complicada e prática, sem preocupações ou urgências na estrada.
Além disso, para ter cuidados regulares com o seu carro, é fundamental conhecê-lo bem e entender todos os seus sinais. Você se mantém seguro e realiza uma boa condução, portanto, siga as dicas da Della Via para viajar com segurança.