Hidratar banco de couro: veja como manter o seu sempre novo!

Você sabe como hidratar banco de couro? Essa é uma preocupação comum de quem tem um automóvel com esse adicional. Afinal, para mantê-lo bonito como novo, é preciso adotar algumas medidas e cuidar bem do material.

Além de mais resistentes, eles dão um visual mais requintado ao carro, são mais fáceis de limpar e mais confortáveis. Mas todos esses benefícios exigem cuidados extras. 

E não importa se você investe no aluguel de carros, financiou ou comprou o veículo à vista, essas boas práticas são essenciais para que seus bancos estejam sempre bonitos. Então, que tal aprender a forma certa de se fazer isso? Continue a leitura e anote as nossas dicas!

A importância de hidratar o banco de couro

Quem nunca viu um carro com bancos de couro todos desgastados, não é mesmo? Apesar de todos os diferenciais e vantagens que esse material apresenta, ele deve receber cuidados especiais para não perder todo o seu charme e sofisticação.

Afinal, não basta passar um pano úmido no dia a dia, você precisa hidratar o couro. Isso deve ser feito da forma correta, usando produtos adequados e periodicamente. Essa é a maneira mais segura de não prejudicar a aparência e qualidade dos seus bancos.

A prática evita o ressecamento e, consequentemente, rachaduras. Isso acaba contribuindo para uma aparência de malcuidado e de velho para o carro

Vale dizer que o custo para recuperação do material é muito mais alto do que as manutenções preventivas. Em muitos casos, é necessária a troca de todo o revestimento, o que pode ser um prejuízo ainda maior.

A hora certa para hidratar banco de couro

Acabou de sair com um carro da concessionária ou locadora e seus bancos de couro estão lindos e bem conservados? Que bom! Para mantê-los sempre assim, você precisa entender que a hidratação e cuidados devem fazer parte da sua rotina.

Não é porque ele está novo que você pode ficar meses sem cuidar dos bancos. Pelo contrário, fique atento à aparência do material e não deixe que o aspecto de velho comece a surgir.

Com a pandemia, o uso de álcool 70% se tornou mais frequente, principalmente para higienizar o interior do carro. Embora importante para exterminar os vírus, o produto é muito prejudicial em superfícies de plástico e couro.

O ideal seria utilizar o isopropílico para essa desinfecção, mas a maioria das pessoas sequer conhecem essa substância. Desse modo, o uso de produtos inadequados, juntamente com o desgaste proporcionado pelo sol podem acelerar a deterioração dos bancos de couro.

Mas quando fazer a hidratação? Isso varia conforme a região e o tipo de uso que cada veículo recebe. Porém, esse intervalo varia entre 2 e 4 meses.

Como hidratar seus bancos de couro corretamente

Agora que já sabe da importância de cuidar bem dos seus bancos de couro, chegou a hora de aprender a hidratá-los da forma adequada. Lembrando que o mais indicado é que esse processo seja feito por profissionais.

Confira, a seguir, o passo a passo para garantir um resultado satisfatório sem gerar danos ao couro!

Primeiro passo: limpeza completa dos bancos

Antes de hidratar, é indispensável realizar uma limpeza completa nos bancos. Isso porque, poeira e outras sujeiras atrapalham a aderência do produto que será utilizado.

Assim, a primeira etapa é feita com um pano seco de microfibra ou com aspirador de pó. Feito isso, caso existam sujeiras impregnadas, elas devem ser retiradas. Para isso, utiliza uma esponja úmida com detergente neutro — que não agride o couro.

Cuidado com a força que emprega. Esse processo deve ser feito com cuidado para não danificar, rasgar ou manchar o material.

Segundo passo: certifique-se que o banco está totalmente seco

Depois que todas as sujeiras foram retiradas, você deve secar adequadamente todos os bancos. A hidratação só pode começar quando eles estiverem totalmente secos.

Utilize um pano limpo e seco, de preferência de algodão. Desse modo, você consegue uma secagem completa mais rápida.

Terceiro passo: hidratação dos bancos

Finalmente, é hora de hidratar os bancos de couro. O produto adequado deve ser aplicado de forma homogênea, em movimentos circulares, e deve ficar agindo pelo tempo indicado — em média, 40 minutos.

Após esse tempo, com um pano seco e totalmente limpo, é necessário retirar o excesso que não é absorvido pelo couro. Faça movimentos como se estivesse polindo o banco, com cuidado para não deixar restos de produtos no banco, pois isso pode manchá-lo.

. Nunca faça em casa usando hidratante corporal, eles foram desenvolvidos para a pele e não para o carro, portanto, não podem ser utilizados. 

Bônus: o que não usar no banco de couro do carro

O couro é um material natural e, mesmo sendo muito resistente, pode ficar manchado ou ser danificado se você não tomar todos os devidos cuidados.

Aliás, qualquer coisa que derramar sobre o banco pode afetar sua aparência. Como sua superfície é mais porosa, ela acaba absorvendo os líquidos com mais facilidade. Portanto, se você deixou cair café, sorvete ou refrigerante, limpe imediatamente com detergente neutro.

Mas, voltando ao assunto, precisamos alertar que existem produtos extremamente danosos aos bancos de couro. O ideal é não passar essas substâncias em hipótese alguma, a fim de garantir que eles estejam sempre bonitos e limpos. Confira:

  • hidratante corporal — é um mito dizer que hidratantes para o corpo podem ser usados no banco de couro. Apesar de cheirosos, eles foram feitos para a pele humana, que é muito diferente do couro animal.
  • lenços umedecidos infantis;
  • silicone;
  • ceras não específicas para couro;
  • água sanitária e cloro.

Hidrate os bancos e tenha um carro com aspecto de novo por muito mais tempo!

Viu só como não é uma tarefa complexa hidratar banco de couro? O principal é escolher com atenção o produto a ser utilizado, conferindo se ele é realmente seguro e indicado para esse tipo de material.Caso tenha receio, é importante delegar essa tarefa a profissionais. Eles saberão como fazer a hidratação sem riscos à beleza e integridade dos bancos. Seguindo as nossas dicas, você terá um carro com cara de 0km por muito mais tempo!

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo