Por que é importante escovar os dentes depois das refeições?

Escovar os dentes depois das refeições é fundamental para manter a higiene bucal em dia. Desde crianças aprendemos como é importante ter um hábito de higiene como esse, mas nem sempre temos uma explicação completa do que realmente é importante durante esses momentos.

Uma das frases que mais ouvimos é relacionada a fazer a escovação dos dentes depois das refeições. Mas você já parou para pensar porque isso é tão importante? Na prática não é tão complicado de pensar, mas vai muito além do simples ato de tirar o resto de alimento da sua boca.

Se está em busca de uma resposta para isso vamos mostrar aqui a resolução clínica referente a isso, assim saberá todos os cuidados que deve tomar nesse momento de escovação, é interessante um plano odontológico, porquê nada melhor do que ser acompanhando por um especialista.

Escovar logo depois de me alimentar?

Bem, apesar de muita gente não saber, o ideal é não escovar os dentes depois das refeições.

De fato, para ter uma boa saúde bucal é importante escovar os dentes diariamente, mas isso pode virar um problema quando existem hábitos errados.

Com isso muita gente acaba com um hábito de realizar a escovação logo após a finalização das refeições. É algo que já deve ter ouvido, não é? Bem, mas por que isso não é tão recomendado assim?

Está relacionado com Ph bucal. Depois da alimentação a saliva está com Ph mais alto, por esse motivo é interessante esperar pelo menos 30 minutos antes de fazer a escovação.

Apesar de não parecer, esse pequeno erro pode causar uma grande mudança nos seus hábitos, causando alguns problemas para os dentes.

O que isso pode causar

Se você escovar os dentes depois das refeições imediatamente após se alimentar alguns problemas podem surgir. Com Ph ainda está ácido e isso pode causar a proliferação de bactérias. Isso fará com que tenha o efeito contrário, podem surgir cáries no seus dentes!

A erosão dentária é outra questão importante de se tratar, busque algum profissional para falar sobre isso com você!

Então, no geral, evitar a escovação imediata pode fazer com que os cuidados sejam maiores, apesar de não causar nenhum benefício extra. Esteja atento, principalmente se consumiu algum alimento mais ácido.

Por que escovar os dentes depois das refeições

Bem, essa é a resposta que procura. O acúmulo de restos de alimentos nos dentes pode causar mais problemas que somente a cárie. Dependendo de como sua boca está suja você acabará tendo alguma infecção. Mais vale prevenir do que remediar.

De toda forma, a recomendação dos dentistas é direta ao ponto. É fundamental cuidar da saúde bucal por vários motivos, principalmente relacionados à saúde como um todo. Outros problemas como mau hálito e até o enfraquecimento dos dentes podem surgir.

Além disso, escovando após as refeições você manterá algo mais periódico. No entanto, é importante saber quantas vezes escovar os dentes, para não exagerar.

O recomendado é de 3 a 5 vezes por dia. O suficiente para ter uma ótima saúde bucal.

Que outros cuidados posso tomar?

Outros cuidados interessantes estão relacionados ao uso de fio dental, enxaguante e qualquer outro produto que preserve a saúde da boca. Além disso, trocar periodicamente de escovas pode ajudar a se manter ainda mais limpo.

Existem muitos cuidados para tomar, no entanto, um dos mais importantes é a visita ao dentista. Esse pequeno hábito fará com que sua saúde bucal esteja sempre em dia, afinal, nada melhor que um profissional para avaliar essa parte, não é? Agora que já sabe tudo sobre a escovação de dentes após as refeições, aproveite para entender mais sobre os pequenos cuidados que deve tomar com sua higiene bucal

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo