Embalagens para perfumaria e cosméticos: o impacto no mercado

A indústria de embalagens para perfumaria e cosméticos é responsável por divulgar o nome de uma marca entre os consumidores. Muitas vezes as embalagens para cosméticos não ganham tanta atenção das empresas, mas elas causam um grande impacto no mercado. 

Com o aumento da concorrência no setor  de cosméticos, as marcas de cosméticos se motivaram a usar embalagens que se destacam das demais nas prateleiras dos estabelecimentos. Porque elas são a primeira forma de contato da empresa com os consumidores. 

E além de serem responsáveis pela apresentação visual, as embalagens também  proporcionam a proteção e identificação do produto. Assim, o item deve fornecer proteção contra as condições climáticas, biológicas e químicas, garantindo a qualidade da mercadoria. 

E qual impacto as embalagens para perfumaria e cosméticos geram no mercado? Neste artigo você encontrará mais detalhes sobre este assunto. 

A importância das embalagens para perfumaria e cosméticos

As embalagens para perfumaria e cosméticos são o grande diferencial da marca no mercado. Com design diferenciado e material de qualidade, elas dão proteção contra fatores internos e externos que podem prejudicar a qualidade dos produtos, como:

  • vapor de água;
  • luz solar;
  • oxigênio;
  • CO2.

Assim, elas se tornam parte muito importante de todo o produto cosmético e de perfumaria. Graças às suas características especiais e que agregam valor ao produto comercializado. 

Quais os diferenciais das embalagens para perfumaria e cosméticos?

Não basta apenas embalar os produtos, as empresas de cosméticos disputam por espaço no universo dos cosméticos investindo na embalagem como o principal atrativo aos olhos do consumidor.

E para isso, devem agregar um diferencial aos produtos, facilitando também o transporte e manuseio da mercadoria e encantar os clientes desde a primeira vista. 

Abaixo, estão os principais diferenciais que as embalagens geram para os produtos. 

Destacar a personalidade da marca e as características do produto

O investimento em uma boa embalagem para cosméticos tem o objetivo de dar personalidade e outras características ao produto. 

Assim, se a sua marca precisa refletir o espírito do seu negócio deve ter desde a embalagem a essência dos produtos oferecidos.

E esse trabalho envolve um bom processo de identidade visual, que deve ser coerente com a marca. E é na embalagem que o produto terá maior visibilidade. 

Por isso, apostar na personalização deste item é o diferencial que gera resultado no negócio, com um posicionamento relevante no mercado.

E no ramo dos cosméticos, a embalagem é um componente que enche os olhos das pessoas, com o seu design atrativo.

Muitas até são usadas como objetos de decoração ou são adquiridas por colecionadores, que buscam itens de edição limitada, por exemplo.

Assim, uma encantadora embalagem seduz o consumidor e garante que ele lembre de sua marca. 

Proteger e transportar

Além da função estética, a embalagem para perfumaria e cosméticos também protege e conserva os produtos e a fabricação deve se atentar também para a qualidade do material usado na fabricação. 

Mantenha o equilíbrio do aspecto visual com a utilidade das embalagens pode ser aparentemente desafiador, mas faz uma grande diferença para as marcas. 

Entre as principais necessidades para essa mercadoria está a facilidade do transporte, economia de espaço e armazenamento nas lojas e também para o consumidor. 

A fabricação da embalagem deve garantir que o produto não sofra danos físicos nem violação do conteúdo. O design além de criativo e diferenciado, deve facilitar também o manuseio da mercadoria.

Conter instruções de uso e manuseio

As instruções de uso e manuseio também são essenciais na embalagem para perfumaria e cosméticos. Essa importante característica pode funcionar como um aliado do produto nas mãos do consumidor. 

Por isso,  levantar dados e fazer testes com intuito de perceber as principais dificuldades que seus clientes têm é fundamental. 

As questões podem envolver quais desafios eles encontram ao utilizar embalagens de produtos similares aos seus. Essa é uma ótima maneira de inovar com algum recurso diferente para o seu produto, conquistando os clientes e com grandes chances de fidelização para a sua marca. 

Use nos rótulos Ilustrações com desenhos, ícones e infográficos, que também agregam um valor estético e orientam o consumidor sobre os cuidados para utilização. Outras informações importantes são a formulação do conteúdo, prazo de validade e outros dados importantes.

Design é fator determinante na decisão de compra

O do design do produto sem dúvida é um dos fatores que mais influencia a compra de uma mercadoria. Especialmente no ramo de cosméticos, que embalagem faz parte do conjunto.

Afinal, este é o primeiro contato que o consumidor estabelece com a marca. Por isso, é interessante criar interações emocionais entre o consumidor e o produto atraindo o olhar, criando um elo. 

E as embalagens para cosméticos criam grandes possibilidades para explorar esse potencial de atratividade. Seja usando uma determinada imagem, cor ou formato, ele dará ao consumidor o poder de escolha que tanto almeja. 

Conclusão

Pode-se resumir que as embalagens para perfumaria e cosméticos são responsáveis pela boa apresentação e proteção do produto.

Entre os tipos principais de materiais usados para a fabricação das embalagens estão o plástico, vidro e metal. 

As embalagens de plástico apresentam aditivos que ajudam na boa conservação e molde para a personalização dos itens.. 
Portanto, é necessário realizar testes para descobrir se há interação entre a embalagem e os componentes da formulação, garantindo a melhor conservação da mercadoria, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo