Benefícios da corrida: veja o que a ciência já comprovou

Se você conversar com alguém que corre, ouvirá ele dizer que isso mudou sua vida. Não é mentira, mas você sabe dizer quais são os benefícios da corrida? Este post traz evidências sólidas e comprovadas pela ciência de como isso é valioso para sua saúde. 

Felizmente, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com isso. Quase todo mundo entende a importância de beber mais água e de assegurar que ela seja pura — muitos até já trocaram o filtro pelo purificador de água

Mas quando o assunto é praticar exercícios físicos, o sedentarismo ainda fala alto. Então, se você ainda não se rendeu à corrida, não deixe de conferir este post até o final. Veja alguns dos seus benefícios reais e cientificamente comprovados!

Correr ou correr: seu corpo agradecerá!

Só de pensar em corrida, você se sente cansado? Essa prática divide opiniões: enquanto alguns não sabem viver sem correr, outros não entendem bem o que leva alguém a fazer isso por vários quilômetros.

A verdade é que não fomos educados sobre isso. O sedentarismo consome boa parte da população e isso logo é refletivo em uma baixa qualidade de vida, disposição e saúde.

A questão é que a corrida não reúne milhões de adoradores por acaso. Quem se arrisca e leva a sério, logo se apaixona e começa a se desafiar mais e mais. Se você não entende muito esse movimento, mas quer adotar uma rotina de exercícios, ler este post o ajudará.

O que já podemos te adiantar é que isso te fará bem: muito bem! Quem sabe daqui a algumas semanas você não fará parte do time de pessoas que começam o dia correndo alguns quilômetros antes de ir para o trabalho?

Os benefícios da corrida confirmados pela ciência

A corrida é uma atividade física popular. Na verdade, muitas pessoas já tentaram arriscar correr alguma distância em algum momento da vida. Afinal, estamos falando de uma prática simples, não requer muitos investimentos e pode ser encaixada em sua rotina com facilidade.

O melhor de tudo é que a lista de benefícios é extensa. Confira a seguir!

Correr ajuda a dormir melhor

Você já deve ter lido sobre como dormir bem é importante para a saúde humana. Sem dúvidas, todos nós (de crianças a idosos) precisamos de uma boa noite de sono para encarar os desafios e tarefas do dia a dia. 

Quem dorme mal tem dias difíceis. Isso porque, é nesse momento que o corpo descansa e a memória se fortalece. Para quem é atleta, isso é ainda mais importante. 

Existem evidências sólidas de que a corrida ajuda a adormecer mais rápido e ainda melhora a qualidade do sono. O contrário também acontece: pessoas que dormem mal sentem mais dificuldade para se dedicar a uma atividade física regular. 

Correr ajuda a emagrecer e a manter o peso ideal

Ninguém tem dúvidas de que correr ajuda a emagrecer e a manter o peso ideal, não é mesmo? A corrida é uma das atividades aeróbicas que mais promovem a queima de calorias. E o melhor: não é preciso correr rápido demais para que isso aconteça.

Comece no seu ritmo e perceba resultados de médio e longo prazo. Quando você une a atividade com uma dieta equilibrada, emagrecer deixa de ser uma meta complexa e passa a se tornar realidade pouco a pouco e de forma totalmente saudável.

No que se refere à manutenção do peso, os benefícios também são reais. Há quem diga que “emagrecer é fácil; difícil é manter o peso”. O famoso efeito sanfona existe e gera frustração em muitas pessoas que se esforçam para ficar de bem com a balança.

Porém, estudos já demonstraram que incorporar a corrida ao seu cotidiano pode te ajudar a estabilizar seu peso, mantendo-o no patamar adequado. Ou seja, depois de emagrecer, continue correndo!

Correr melhora a sua saúde cardiovascular

Outro benefício com comprovação científica da corrida é a melhoria da saúde cardiovascular. Você já precisou correr atrás de um cachorro ou para conseguir pegar um ônibus e se sentiu exausto?

Essa é a comprovação de que correr fortalece seu coração e pulmões. O que acontece no corpo é o aumento da frequência cardíaca como forma de bombear mais sangue (e oxigênio) para os músculos;

Quem faz isso regularmente promove um verdadeiro treino para o corpo. Com isso, seu coração se torna mais resistente e, em pouco tempo, os pulmões e os músculos se adaptam. É por isso que corredores nunca param de correr e estão sempre testando seus próprios limites.

Correr reduz o estresse

O estresse é o mal do milênio. As pessoas estão cada vez mais preocupadas e emocionalmente instáveis e isso tende a causar reflexos negativos em sua saúde física e mental, além de prejudicar seus relacionamentos sociais.

A boa notícia é que a ciência já provou que correr pode ajudar a diminuir a tensão do dia a dia. Quando você se levanta da cadeira e vai para a rua, consegue arejar a cabeça. Essa simples atitude reduz os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) e te ajuda a relaxar. Experimente!

Correr fortalece e desenvolve seus músculos

Por fim, a corrida é uma poderosa estratégia para quem deseja fortalecer e desenvolver a musculatura. Como estamos falando de um exercício de alto impacto e que exige muito dos músculos, é normal que eles aprendam a se tornar mais resistentes.

Vale destacar que isso traz benefícios que vão além da estética. Ter uma musculatura bem trabalhada faz bem para a saúde, eleva o seu metabolismo e te dá mais disposição e resistência física.

Conclusão

Como é possível perceber, existem benefícios da corrida que não são mera suposição. O exercício é realmente eficaz e bom para a saúde, o que já foi comprovado por estudos e testes. Se você está pensando em inserir esse bom hábito em sua rotina, comece o quanto antes. Afinal, não faltam motivos para isso!

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo