Como gravar aula online? 5 dicas para começar a produzir videoaulas de qualidade para curso EAD

Se você quer ingressar no mercado de educação à distância, saiba que esta é uma área bastante promissora.

Segundo um levantamento feito pelo INEP, entre 2009 e 2019 as matrículas em cursos EAD aumentaram 379%. A título de comparação, as matrículas em cursos presenciais cresceram quase 18% nesse mesmo período.

E essa tendência de expansão do mercado EAD tende a se firmar daqui pra frente como um dos efeitos da pandemia de Covid-19. Isso porque durante o distanciamento social, as aulas online e cursos à distância foram a única opção disponível.

Hoje, mesmo após a retomada das atividades presenciais, muitas pessoas ainda preferem o formato EAD. Portanto, este é um momento oportuno para você criar o seu curso online e monetizar seus conhecimentos e experiências.

Para te ajudar, separamos aqui 5 dicas fundamentais de como gravar aula online:

  1. Elabore um roteiro para a sua videoaula;
  2. Utilize uma câmera que ofereça uma imagem de qualidade;
  3. Fique atento à qualidade da captação de áudio;
  4. Cuide da iluminação do espaço;
  5. Escolha um software competente para edição de vídeos.

Continue a leitura e saiba também quais são os primeiros passos você precisa dar para fazer boas videoaulas e produzir conteúdos de qualidade para os seus alunos.

5 dicas de como gravar aula online

Como você já bem sabe, a procura por cursos online e de curta e média duração tem crescido nos últimos anos, o que faz com que esse momento seja muito oportuno para quem quer se tornar um empreendedor digital e comercializar esse tipo de infoproduto.

Se esse é o seu caso, confira agora como gravar aula online a partir de 5 dicas essenciais.

1 – Elabore um roteiro para a sua videoaula

Não há como gravar aula online sem um bom roteiro para te orientar. Na verdade, você pode até fazer as gravações da sua videoaula no modo “freestyle”. Porém, isso pode acabar comprometendo a qualidade do resultado final e não imprimir o profissionalismo e a credibilidade necessária.

Por isso, opte pela opção mais segura e monte um roteiro antes de dar o play na câmera e começar a gravar a aula. Elenque os tópicos que serão abordados, o tempo médio dedicado a cada um deles e os recursos visuais utilizados para ilustrar os assuntos que você pretende ensinar.

2 – Utilize uma câmera que ofereça uma imagem de qualidade

Em se tratando de videoaulas, é indispensável que você tenha à sua disposição uma câmera que ofereça uma imagem de qualidade, com uma resolução satisfatória.

Você pode utilizar a webcam do seu notebook, mas só se a qualidade da imagem oferecida for superior a 720p.

Há também a opção de utilizar a própria câmera do seu celular, principalmente se o seu aparelho tiver a opção de gravar vídeos em full HD.

Mas se você tem condições de fazer um investimento um pouco maior, compre uma câmera semi-profissional, tipo uma Canon SL2 ou SL3, e grave as suas aulas com uma qualidade de imagem excepcional.

3 – Fique atento à qualidade da captação de áudio

Para saber como gravar aula online, é importante entender também que só uma imagem boa não é suficiente. É necessário que o áudio captado também tenha uma boa qualidade, sem ruídos e com volume adequado.

Você pode utilizar o próprio microfone do seu notebook, celular ou câmera. Porém, se você puder, invista em um microfone para captação externa, do tipo lapela ou gravador de voz com uma espuma que minimiza os ruídos do ambiente e focam na sua voz.

Depois, é só você sincronizar o áudio e a imagem em um software de edição.

Dica extra neste vídeo: músicas grátis para dedicar seus vídeos mais atrativos:

4 – Cuide da iluminação do espaço

Um fator de extrema relevância para a gravação de aulas online é a iluminação do ambiente.

O espaço escolhido para gravar as suas aulas deve ser bem iluminado, seja artificialmente ou com luz natural.

Evite, por exemplo, se posicionar contra a luz, pois isso pode fazer sombra e dificultar a visualização da sua imagem.

Um bom macete para garantir uma iluminação de qualidade nos seus vídeos é direcionar duas fontes de luz para você. Enquanto uma será a fonte principal, a outra cumprirá a função de evitar sombras fortes

5 – Escolha um software competente para edição de vídeos

Por fim, encerrando a nossa lista com dicas básicas de como gravar aula online, escolha um bom software para editar os seus vídeos.

Há várias opções disponíveis no mercado, algumas na versão gratuita e também na versão premium, que dá acesso a recursos mais avançados.

Dentre as principais ferramentas, destacam-se o Adobe Premiere, o Lightworks e o Screenflow.

Caso você queira gravar a tela do seu computador para fazer algum tutorial na sua ala online, você pode utilizar o CamStudio ou o Movavi Video Editor.

Dica importante: além do YouTube, você também pode manter suas aulas no VImeo, veja como fazer isso neste vídeo:

Bom, agora que você já sabe como gravar aula online, bora colocar a mão na massa?

Siga as dicas que trouxemos aqui e produza conteúdos de qualidade para os seus alunos.

E se você quiser transmitir uma aula ao vivo, trouxemos um tutorial de como fazer isso no EAD Plataforma:

https://www.youtube.com/watch?v=IzOFxt0krm4&t Este artigo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − quatro =

Voltar ao topo