Entenda como o ácido fólico é crucial para a gestação de mulheres grávidas

A gestação de mulheres é uma época muito importante para a vida feminina. Por ser tão importante, esse momento da vida demanda alguns cuidados e orientações. 

A gestão da vida humana acaba demandando muito do corpo feminino, uma vez que o bebê acaba sugando os nutrientes necessários da mãe, podendo causar deficiência de vitaminas no corpo da mulher, o que pode levar ela a ter queda de cabelo e até mesmo perda dos dentes, caso que acontece quando o bebê absorve muito do cálcio do corpo da gestante.

Entretanto, o que acontece quando um corpo que já possui poucas vitaminas precisa nutrir um outro organismo por cerca de nove meses?

Confira a seguir a resposta dessa pergunta e entenda como o ácido fólico é importante para o período de gestação de uma mulher e como ele pode fazer a diferença nessa época da vida feminina. 

Ácido fólico na gravidez

Consumir esse tipo de ácido durante a gestação é muito importante para que o bebê possa ter um desenvolvimento saudável.

Isso porque, esse tipo de componente fornece múltiplos benefícios ao corpo da mulher e ao bebê em desenvolvimento. 

Dessa forma, o ácido fólico é um dos elementos na nutrição mais importantes para o babê, que é a vitamina B9, vitamina essa que se encarrega de reduzir riscos de defeitos no cérebro e na coluna vertebral do bebê em desenvolvimento. 

Além disso, essa vitamina também auxilia na saúde bucal durante a gravidez, época em que os dentes se vêem muito enfraquecidos, uma vez que o bebê acaba sugando o cálcio do corpo da mulher para conseguir desenvolver seus próprios ossos. 

É por isso que, durante a gestação, a mulher pode passar por problemas que chegam a levá-la  a ter que arrancar determinado dente e buscar por um implante dental.

Além da falta de cálcio, a mulher pode passar a ter problemas na língua, que se mostram aparentes através de pontinhos pretos que surgem devido ao acúmulo de comida nos dentes.

Portanto, ao notar alguma mancha atípica, é necessário procurar por um profissional que possa avaliar o caso. 

Dessa forma, quando a mancha na língua não é causada por alimentos, essa pode ter ocorrido por ferimentos na boca, causado por diversos motivos, como até mesmo um aparelho dental de porcelana.  

Para tratar pontos na língua, sejam eles doenças e distúrbios, seja eles alguma espécie de ferida, é necessário buscar um profissional, para que ele avalie o caso e possa encaminhar o paciente para o melhor tratamento, de acordo com as peculiaridades de cada caso. 

Entretanto, a primeira medida para remover as manchas é a higiene bucal. Isso porque, a escovação (no mínimo três vezes por dia), com cerdas macias e usar fio dental diariamente pode ajudar na diminuição das manchas, bem como evitar o seu desenvolvimento. 

Dessa forma, caso as manchas sumam após a escovação, não será necessário nenhum tratamento e você precisará ir ao dentista apenas por outros motivos, como pesquisar por clareamento dental preço.

Cuidados redobrados na gestação

Além de ingerir o ácido fólico, a grávida também pode tomar outras providências que a ajudarão a nutrir o bebê e melhorar sua saúde, entre essas providências estão:

  • Alimentação balanceada;
  • prática de exercícios físicos;
  • Bastante ingestão de água;
  • Evitar o estresse. 

Dessa forma, alguns aspectos negativos da gestação podem ser amenizados através de alguns cuidados básicos. Vale lembrar que além da saúde do corpo, é importante cuidar da saúde bucal, pois a falta desta pode piorar a qualidade de vida da mãe e do bebê. 

Por isso, vale a pena continuar prestando muita atenção na higiene da boca, principalmente para as gestantes que fazem uso de um aparelho dentário invisível. 

Isso porque, a falta de higiene bucal, combinadas com um cálcio, que acaba ficando mais baixo na gravidez, pode causar vários problemas bucais e de autoestima.

Desta forma, faça questão de escovar os dentes no mínimo duas vezes por dia, incluindo uma boa escovação na língua para evitar pontinhos pretos e mau hálito. 

Além disso, use fio dental diariamente, pois, a boa prática desses hábitos darão à grávida um sorriso saudável e estético, evitando que a mesma tenha que realizações oeprações de risco, como a extração dentária.

Caso haja problemas dentários, o dentista pode recomendar o uso da lente de contato dental, assim aprimorando a estética do sorriso e melhorando a funcionalidade dos dentes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − treze =

Voltar ao topo