Carro elétrico vale a pena?

Certamente você já parou para se perguntar se um carro elétrico vale a pena? Se você ainda não sabe a resposta está no lugar certo, vou trazer para você todas informações necessárias para te ajudar em uma decisão. 

Na Europa e Estados Unidos os carros elétricos já são uma realidade do cotidiano, no Brasil o assunto tem ganhado espaço devido a alta dos combustíveis. 

Em nosso país é verdade que já contamos com alguns modelos, mas será que o carro elétrico vale a pena? Precisamos entender que existem vantagens e desvantagens neste tipo de transporte. 

Os “carros verdes” porque são ecológicos apareceram no Japão por volta do ano 2.000, sendo que o seu funcionamento pode ser tanto elétrico por recarga ou por combustível normal. 

Carro elétrico vale a pena? Quais são as vantagens?

Sem dúvida antes de saber se um carro elétrico vale a pena conferir suas vantagens. Para quem se preocupa com a saúde e o meio ambiente, o carro elétrico é a escolha certa. 

Os combustíveis são prejudiciais ao meio ambiente, ao utilizar um carro elétrico a poluição é diminuída, em 20 mil Km um carro movido a combustível em média produz 3 toneladas de CO2, em contrapartida o carro elétrico produz apenas 70 Kg. 

E o que falar da economia? Certamente a vantagem mais desejada pelos compradores. 

Outro dos inúmeros benefícios é ter um carro silencioso, dessa forma é até fácil identificar alguma coisa de errado no veículo quando o mesmo emitir algum som fora do habitual. 

E olha que legal, o IPVA que costuma assustar os brasileiros nos carros elétricos costumam ser menores, essa vantagem visa incentivar os motoristas a investirem em carros elétricos. E, não é só a redução, alguns estados concedem a isenção total. 

De acordo com um estudo a manutenção também é mais em conta quando comparados a carros movidos a combustíveis. 

Realidade do carro elétrico

O Carro elétrico vale a pena? Essa pergunta também é respondida pelas montadoras que já vem discutindo o assunto. 

No Brasil ainda que devagar, pois sabemos que para ter um carro elétrico é necessário que o país esteja preparado para atender a necessidade com carregadores espalhados ao longo das vias, por exemplo. 

Enquanto em nosso país o assunto ainda é atrasado, nos países europeus a realidade é mais presente, inclusive a meta é que até 2040 no máximo só sejam permitidos a criação de veículos elétricos. 

Para se ter uma ideia do avanço temos a Noruega onde metade dos carros já são elétricos. 

Tipos de carros elétricos

No geral existem 3 modelos, vamos conferir abaixo. 

Híbrido não recarregável

Como o próprio nome sugere, não se recarrega na tomada, funcionando como uma bateria interligada ao motor. Neste sentido, a função aqui é colaborar para que o carro saia da inércia usando menos combustível. 

Híbridos Plug-in

Esses sim são carregados diretamente na tomada, com 2 motores, possui o elétrico e o de combustão, de modo que pode andar tanto com um como com outro. 

Em outras palavras, neste modelo é possível utilizar o carro de forma elétrica, porém a autonomia será menor quando comparado ao elétrico completo.

E uma coisa legal, é que a bateria do sistema elétrico pode ser recarregada quando o carro está sendo movido pelo combustível. 

100% elétrico

Movido exclusivamente por eletricidade, recarregados na tomada. A autonomia é maior em relação ao híbrido plug-in. 

Onde recarregar o carro elétrico

Procurando saber se um carro elétrico vale a pena, é essencial saber onde você poderá recarregá-lo caso precise. 

O mais comum é que as pessoas o carreguem no seu próprio domicílio, mas e quando resolver viajar e ficar distante de casa?

Pois é, essa possibilidade pode existir, em São Paulo que é a maior capital brasileira alguns shoppings, supermercados entre outros existem postos de recarga, as capitais já contam com algum posto, agora se você mora no interior dificilmente encontrará um lugar para recarregar estando longe de casa. 

Em viagem por exemplo nas principais rodovias também é possível avistar um ponto de recarga, como por exemplo na Dutra que liga o Rio de Janeiro a São Paulo já conta com pontos de recarga. 

Em Foz do Iguaçu até o litoral do Estado do Paraná existem 12 postos de recarga. 

No Nordeste o que sabemos em breve contará com o corredor verde, outros pontos com o tempo serão construídos ao longo do Brasil. 

Se o carro for da Volvo, é fácil encontrar pontos de recarga através dos apps, Volvo Cars, Google Maps e Waze. 

A bateria do carro elétrico vicia?

A bateria não vai parar de funcionar, mas como esperado sua autonomia vai diminuindo com o tempo. Ainda não sabemos de fato quantos anos uma bateria poderá chegar, os carros elétricos estão ainda entrando no mercado, e os que existem ainda são novos para esta conclusão de tempo. 

Qual o preço do carro elétrico?

Os preços variam de acordo com marca e montadora, no entanto a partir de 150 mil já podemos comprar um carro elétrico, existem modelos que custam mais de 1 milhão. 

Por que custa alto? Um carro elétrico vale a pena apesar do valor? Um carro elétrico implica em economia ao longo dos anos, gastos como manutenção, combustíveis entre outros são eliminados, o que talvez possa explicar o valor do investimento. 

A manutenção por enquanto fica por conta das montadoras, visto que no Brasil ainda não temos profissionais qualificados suficientes para realizar a manutenção adequada ao modelo de veículo. 

A realidade está próxima

Isso mesmo, não é muito distante a ideia de ter um carro elétrico, sabemos que pelo preço não acessível a todos, mas pelos benefícios e tendo condições um carro elétrico vale a pena. 

Espero que tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o carro elétrico neste artigo, se gostou do conteúdo compartilhe com seus amigos, até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Solar Eólica Renovável, um site especializado em energia renovável para você ficar atento sobre o assunto.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo