5 melhores plataformas EAD para treinamento corporativo

O treinamento corporativo é essencial para as empresas que desejam melhorar as habilidades e o conhecimento de seus funcionários, otimizando o desempenho no trabalho e trazendo ganhos para sua empresa. 

Por meio de um sistema de atividades que educam seus colaboradores utilizando várias formas de programas de aprendizado, o treinamento e desenvolvimento de pessoas atua como um catalisador para o sucesso dos funcionários, o que, por sua vez, significa o sucesso do seu negócio como um todo.

Além disso, o treinamento corporativo também pode ser um atrativo para os seus colaboradores, conforme aponta a pesquisa do LinkedIn, para a qual 94% dos funcionários responderam que permaneceriam em uma empresa por mais tempo se ela investisse no desenvolvimento de sua carreira.

Se você deseja ingressar nesse caminho de aperfeiçoamento do seu quadro de funcionários e, consequentemente, do seu negócio, você deve considerar contratar um parceiro que ofereça o serviço de treinamento empresarial

As empresas de treinamento corporativo irão auxiliar você na organização dos diversos tipos de capacitação disponíveis, oferecendo a você o melhor das tendências deste mercado.

Por falar em tendências, a modalidade de ensino à distância (EAD) é uma das mais procuradas,  conforme consta na pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2020/2021, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). 

De acordo com dados do estudo, “56% dos respondentes citam como sua principal tendência ampliar a oferta de cursos online ou EAD, implantar uma plataforma para seus cursos online ou até migrar sua metodologia para online, aulas virtuais ou blended (mescla de treinamento presencial com online)”. 

Uma das explicações para isso está nas vantagens que o treinamento empresarial online oferece, dentre as quais está a possibilidade da participação da equipe completa sem preocupação com limitação de espaço físico (de uma sala de aula, por exemplo). Outra vantagem é a maior biossegurança dos participantes, sem sujeitá-los a aglomerações. 

Por isso, vamos te apresentar, neste artigo, algumas das melhores plataformas e ferramentas EAD que você pode utilizar no seu treinamento empresarial online

Plataformas e ferramentas EAD para treinamento corporativo

Há um sem número de plataformas e ferramentas para treinamento empresarial online que você pode utilizar, geralmente, disponíveis a preços acessíveis, de graça ou no modelo freemium (você paga apenas pelo acesso premium da ferramenta). Aqui vamos te apresentar algumas, confira!

  1. Ead Plataforma

A EAD Plataforma possui uma série de funcionalidades e recursos, é descomplicada, intuitiva e fácil de usar. Na modalidade corporativa, oferece treinamento para empresas em que é possível realizar o onboarding e capacitar sua equipe, com acesso por meio de PCs, tablets e celulares. 

Além disso, essa plataforma de treinamento corporativo oferece cursos à distância a custos reduzidos, ambiente restrito para alunos convidados, com total controle das matrículas e andamento dos colaboradores nos cursos.   

Outro ponto interessante desta plataforma é que ela permite a realização de aulas ao vivo com chat em tempo real, para que seus funcionários possam interagir entre si e tirar suas dúvidas com os professores/instrutores. 

A plataforma também oferece a possibilidade de criar fóruns fechados para cada treinamento e disponibiliza certificado de conclusão de curso com código de autenticação e envio automático para o e-mail do colaborador. 

Leia também:

  1. Zoom Meetings

Você pode utilizar o aplicativo Zoom para realizar teleconferências, como videochamadas, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel. Este programa pode ser baixado gratuitamente no computador, tablet e celular (disponível nos sistemas operacionais Android e iOS) ou utilizado diretamente no seu navegador de internet.

O zoom é um dos apps da modalidade freemium: na versão gratuita, até 100 pessoas podem participar da reunião de forma simultânea, enquanto na versão paga, bastante utilizada empresarialmente, o Zoom suporta até mil pessoas numa mesma reunião.

  1. Google Meet 

Plataforma de videochamadas do Google, o Meet também pode ser usado sem a necessidade de baixar aplicativo, basta que o usuário tenha conta do Google e utilize o navegador Chrome no computador ou no celular (tanto no sistema Android como no iOS). 

Na versão gratuita da ferramenta, é possível convidar até 100 participantes e fazer reuniões de até 60 minutos. Já para ampliar o número de participantes em reunião sem tempo limite ou para  utilizar outros recursos, como números de acesso internacionais, gravação da reunião, transmissão ao vivo e controles administrativos é necessário possuir um plano pago.

No plano para empresas, a duração máxima da reunião com mais de dois participantes passa a ser 24 horas, e é possível comportar até 500 participantes por videochamada.

  1. Whatsapp 

O aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp pode ser usado como uma ferramenta digital de apoio aos treinamentos corporativos. A vantagem de utilizá-lo está no fato de que é um dos apps de comunicação mais utilizados no Brasil. 

Esta ferramenta permite o envio de mensagens instantâneas e arquivos, além de realização de videochamadas em grupo com até oito pessoas ou reuniões com até 50 participantes por meio de uma sala do Facebook Messenger.

  1. WebinarNinja

Outra plataforma que pode ser usada para o treinamento corporativo é a WebinarNinja que oferece funcionalidades de webinar completa, permitindo realizar seminários em quatro modalidades:

  • Ao vivo: transmissões em tempo real, modalidade que aproxima seus colaboradores, tornando o processo mais íntimo e pessoal.
  • Automatizados: treinamentos pré-gravados, que podem ser assistidos assincronamente.
  • Híbridos: combinação das duas modalidades anteriores, esta modalidade oferece conteúdo gravado, com o instrutor sendo transmitido ao vivo. É muito usado em eventos em que os convidados não podem estar presentes sincronamente e enviam suas participações em vídeos gravados que são transmitidos ao vivo.
  • Em série: modalidade que permite realizar vários webinars sobre um mesmo tópico.

Além disso, essa plataforma reúne outras funções orientadas para webinar, como interação com seu público, compartilhamento de tela e de slides, realização de enquetes e perguntas e respostas durante uma sessão. 

Também permite que você configure uma programação, envie e-mails de confirmação e lembrete para seus inscritos, crie inscrições e páginas de agradecimento usando modelos prontos para uso e meça as taxas de conversão e frequência.

Agora que você já conhece algumas das plataformas e ferramentas digitais que podem ser utilizadas no treinamento corporativo, fica mais fácil manter seus colaboradores em constante desenvolvimento. Escolha a ferramenta que melhor se adequa ao seu negócio e invista na capacitação do seu quadro de funcionários!
Este artigo foi escrito pela oHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 12 =

Voltar ao topo