4 Exemplos de estratégias de comunicação digital

Descubra quais são as estratégias de comunicação digital que podem ser adaptadas ao seu negócio.

Lembre-se de que você pode capturar cada uma das ideias ou todas elas no total.

O importante é uma boa implementação e que o usuário ideal esteja próximo. Vamos começar pelos exemplos de estratégias de comunicação digital.

Comunicação com chatbots

Dentro de todos os exemplos de estratégias de comunicação digital que vamos expor neste artigo, colocamos os chatbots em primeiro lugar.

O principal motivo é que eles já estão marcando uma tendência nos negócios digitais e terão muito mais força a partir de 2022.

Dentro de suas estratégias de comunicação digital, o chatbot pode cumprir a função de:

  • Responda às perguntas mais frequentes sobre o seu negócio.
  • Resolva alguns incidentes durante uma compra.
  • Envie pesquisas para saber mais sobre a experiência do usuário do cliente.
  • Acompanhar o cliente no funil de compra, entre outros.
  • WhatsApp como canal próximo

Outro exemplo das estratégias de comunicação digital mais importantes é o WhatsApp como canal para executar qualquer ação de marketing.

Seja desde vendas até atendimento ao cliente. Este aplicativo é o mais utilizado em todo o mundo e é importante que as empresas estejam presentes para melhorar a qualidade da comunicação com os clientes.

O primeiro passo que você deve dar para usar o WhatsApp dentro de suas estratégias de comunicação empresarial é adquirir a API do WhatsApp Business. Com esta ferramenta, oferece novas funções dentro do aplicativo, como:

  • Implementação de chatbot.
  • Cuidado multi-agente.
  • Conexão com o CRM do seu negócio.
  • Envie notificações para seus clientes.

Todas essas novas funções ajudam você a aprimorar ainda mais um canal tão próximo e amigável quanto o WhatsApp.

Comunicação com omnicanal

Continuando com os exemplos de estratégias de comunicação digital está a implementação de uma estratégia omnicanal.

O omnichannel é outra das tendências que marcarão fortemente este 2022 no mundo dos negócios digitais.

Em poucas palavras, o omnichannel unifica a comunicação do seu negócio em todos os canais digitais que você tem à disposição.

Mas não só isso, também permite que o cliente finalize sua compra usando diferentes canais de atendimento.

Por exemplo, você fica sabendo do produto por meio de um anúncio no Facebook e conclui sua compra pelo WhatsApp. Isso ajuda a aumentar as vendas online.

Crie conteúdo valioso

Outro dos exemplos mais valorizados de estratégias de comunicação digital é o conteúdo de valor.

Na realidade, você se comunica com os clientes ou alcança novos por meio de conteúdos que agregam à vida das pessoas. Portanto, o exemplo a seguir é que você fornece informações exclusivas e relevantes para todos os seus usuários.

Ter um plano de marketing de conteúdo é fundamental para posicionar nossa marca dentro do setor em que estamos competindo. Mas por onde começar? Normalmente, você começa com um pequeno blog dentro do seu site.

Lá você pode escrever artigos de ajuda associados ao que você oferece, mas ao mesmo tempo ajudar os usuários.

Outra forma de executar uma estratégia de conteúdo para um negócio é através das redes sociais. Com postagens frequentes você pode ajudar muitas pessoas e ter um alcance maior de viralização.

Acima de tudo, se você possui contas no Instagram ou Pinterest, que são as principais redes que impulsionam um maior alcance orgânico para os negócios.

Entre em contato com a publicidade digital

A publicidade digital é um dos exemplos de estratégias de comunicação digital em que é preciso ter cuidado, pois se movimenta dinheiro real e aumenta o volume de atendimento ao cliente.

Por isso, antes de executar uma estratégia de publicidade digital, implemente chatbots online em seus canais digitais. Assim, você reduz toda a carga de atenção que vai receber.

Você deve ter em mente que as estratégias de mídia paga não funcionam igualmente em todos os negócios.

Por exemplo, a publicidade nos mecanismos de pesquisa do Google teve um desempenho melhor na Securitec do que a publicidade no Facebook ou YouTube. É um aprendizado constante em que você deve medir e executar novas mudanças.

Os canais mais utilizados para anunciar são:

  • Anúncios do facebook
  • Anúncios do instagram
  • Anúncios do Twitter
  • Anúncios do YouTube
  • Anúncios do LinkedIn
  • Google Ads

Você já conhece seu público e identifica em quais canais pode se posicionar melhor. Lembre-se que você deve segmentar muito bem seu público potencial para que consiga um alcance de qualidade.

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