Teto falso: características, como usar, detalhes de iluminação e mais

O teto falso pode ser utilizado para melhorar o isolamento térmico ou acústico, para ocultar cabos, sistemas e cortinas, mas também para decorar um cômodo.

Hoje se fala cada vez mais em “design de teto falso”, porque este elemento está adquirindo um valor estético preciso. Graças às muitas formas e soluções, consegue valorizar um ambiente tornando-o único e original. Nesta matéria, vamos falar dos recursos e como aproveitar ao máximo um teto falso. Leia conosco, vamos lá!

Características do teto falso

O teto falso é caracterizado por uma estrutura de suporte, que geralmente é feita de metal leve ou madeira e é fixada ao teto por tirantes, diferente, por exemplo, de uma casa com teto embutido. Os painéis que podem ser de diferentes materiais são fixados nele.

O mais popular é o drywall, que é resistente, mas também flexível e pode assumir diferentes formas e tamanhos. Alternativamente, pode-se usar papelão prensado, aço ou mesmo poliestireno. O material é escolhido com base na função do teto falso.

O que é drywall?

A construção mais recente geralmente favorece o drywall e é usada para paredes e tetos internos. O drywall é feito de gesso que foi misturado com água e depois pressionado entre duas grandes folhas de papel.

Depois de secos, grandes painéis de aproximadamente 4×8 pés são cortados. Geralmente, esses painéis são instalados, levantando-os no lugar. Isso é feito à mão ou pode ser auxiliado usando as  estacas de drywall recomendadas  ou uma  talha de painel  se estiver trabalhando com paredes/tetos altos e depois os parafusando diretamente nas vigas da parede com uma  pistola de parafuso.

As costuras são gravadas antes que três camadas de composto colado sejam aplicadas. A parede é lixada com uma lixadeira seca entre cada camada. O primer e o verniz são aplicados após a terceira camada ter sido lixada.

O processo é bastante simples e muito rápido, o que levou o drywall a se tornar a escolha mais popular para construção após a década de 1950. Vários tipos de drywall estão disponíveis, incluindo resistente à água, resistente ao mofo e até mesmo resistente ao fogo. 

Como usar um teto falso?

Esta solução tem muitas vantagens, incluindo baixo custo e rapidez de instalação. Quando o teto falso é instalado, cria-se uma cavidade, um espaço que pode ser utilizado de várias formas:

  • Abaixar o teto, principalmente em casas mais antigas que têm tetos muito altos que causam perda de calor;
  • Esconder defeitos de vários tipos, por exemplo, um teto danificado ou impossível de restaurar pode ser coberto e feito muito limpo e moderno;
  • Decorar o teto criando formas particulares.

Além destas funções, também é utilizado para ocultar cabos, varões de cortinas ou para melhorar o isolamento térmico e acústico de ambientes.

Teto falso e iluminação

O teto de gesso acartonado pode ser utilizado para conter fontes de luz neon ou led. Graças a um profissional você pode construir verdadeiros jogos luminosos, geométricos e cativantes.

As luzes podem caracterizar um ambiente, dando-lhe mais personalidade. Por exemplo, eles serão usados para tornar a área de estar ainda mais iluminada, principalmente à noite, quando você deseja prolongar o dia, convidando amigos e parentes para casa.

No quarto, um bom jogo de luzes pode criar um ambiente intimista e relaxante, mais ou menos iluminado dependendo das necessidades.

Decore com o teto falso

Hoje as casas não são simples abrigos e espaços para descansar ou ficar em companhia, mas verdadeiros museus, destinados a contar a quem mora na casa. As casas devem ter caráter e personalidade e todos os espaços da casa estão envolvidos para atingir esse objetivo.

O teto não é exceção, na verdade está cada vez mais decorado e embelezado de várias maneiras. Uma das soluções mais baratas e fáceis de fazer é o drywall. Com a ajuda de um especialista, você pode encontrar a ideia que melhor se adapta ao seu gosto.

Por exemplo, entre as últimas tendências está a de decorar apenas algumas partes do teto: em um corredor você pode criar um arco ou meio arco que dá dinamismo a essa parte do espaço.

Você pode então criar cenografias reais que dão ritmo ao teto: o teto falso pode ser dividido em muitas figuras geométricas que criam, por exemplo, uma forma de colméia, que é aprimorada pela inserção de LEDs entre uma figura e outra.

Você pode começar a partir do teto falso para criar uma estante divisória entre diferentes salas de um espaço aberto. A função divisória entre os diferentes ambientes de um espaço aberto é muito difundida.

Este foi o nosso guia sobre as características e funcionalidades incríveis que um teto falso pode trazer para sua casa. Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto ou sobre a matéria, comente abaixo. Até a próxima!

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo