Rótulos para garrafa: como personalizar seu licor e vender mais

Conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado brasileiro de bebidas alcoólicas teve uma alta de 5,2% em 2022. Entre essas bebidas pode-se destacar a cerveja, a vodka e os licores. Neste contexto, os rótulos para garrafa podem ter um papel estratégico.

Para 2023, a expectativa é que esse número aumente ainda mais. Por isso, é fundamental que as empresas estejam preparadas para conquistar o paladar de seus clientes.

Porém, antes de degustar uma bebida, o que mais chama atenção do consumidor é a embalagem. No caso das bebidas, os rótulos para garrafa. Além disso, a mensagem e a identidade visual que a marca transmite está diretamente relacionado com as vendas da mercadoria.

Rótulos para garrafa: o que diz a legislação?

Porém, para além da criatividade, é necessário levar em consideração outros aspectos. Assim, é essencial compreender que existem normas a seguirem seguidas na construção de rótulos para garrafa. As informações precisam ser claras, principalmente quando se trata de bebidas alcoólicas.

A rotulagem de bebidas é regulamentada por diversas instituições. Por exemplo, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como o Decreto nº 6.871/2009 que também exige especificações nos processos de rotulagem.

As principais informações que devem estar presentes nos rótulos para garrafa são:

  • Nome empresarial e endereço do produtor ou fabricante;
  • Número do registro do produto no MAPA;
  • Denominação do produto em item distinto e destacado das demais informações do rótulo;
  • Marca comercial;
  • Lista de ingredientes;
  • Advertência sobre a presença direta ou de derivados de ingredientes alergênicos (incluindo o glúten);
  • Conteúdo líquido expresso em unidade de medida de volume;
  • Graduação alcoólica;
  • Identificação do lote;
  • Prazo de validade;
  • Advertência de que o produto é para maiores de 18 anos;
  • Frase de advertência “Evite o Consumo Excessivo de Álcool”;
  • Entre outros.

Ou seja, são muitas as obrigações para estruturar os rótulos para garrafa de maneira correta e dentro das normas. Mas essa etapa deve ser feita com muita cautela para comercializar os licores sem restrições legislativas e ainda conquistar a confiança do cliente.

Aliás, para conquistar o cliente não basta apenas explicitar as informações obrigatórias no rótulo do licor. É preciso criar o branding da marca de acordo com o público-alvo. Isto é, criar uma mensagem e transmiti-la através dos rótulos para garrafa para que os futuros consumidores se sintam interessados em adquirir e saborear o produto. 

Lembrando que a mensagem nos rótulos para garrafa deve ser passada de forma interessante e sempre conectada com as características dos consumidores.

Como criar rótulos para garrafa atrativos?

Os rótulos para garrafa são muito mais do que informações técnicas. Eles devem ser atrativos para, em um primeiro momento, chamar a atenção dos consumidores. Afinal, primeiro os clientes compram um produto por sua identidade visual e só depois eles degustam tal produto.

Isso também é válido para as bebidas alcoólicas, principalmente os licores. Os rótulos para garrafa são a comunicação entre a marca e o cliente. E quanto mais essa comunicação é realizada de forma adequada, maiores são os retornos financeiros e de visibilidade para a empresa fabricante.

Então, para criar rótulos para garrafa de maneira atrativa é preciso:

  • Entender quem é o público-alvo da empresa;
  • Criar uma comunicação com uma linguagem adequada a esse público (que são os futuros consumidores);
  • E construir uma identidade visual e design exclusivo para as embalagens e rótulos.

Os rótulos para garrafa personalizados são o primeiro contato entre o cliente e a marca. Por isso, é importante dar atenção a construção da identidade visual e à qualidade de tal rótulo, já que esses fatores influenciam diretamente na compra do produto.

Os principais elementos da identidade visual de rótulos para garrafa são:

  • Cores;
  • Linguagem;
  • Fontes;
  • Material do rótulo.

Além disso, é importante destacar que o processo de rotulagem pode impactar fortemente nas vendas. Por exemplo, rótulos para garrafa que são bonitos e de alta qualidade geram o desejo nos seus consumidores para publicarem uma foto da bebida em suas redes sociais.

Dessa forma, a marca consegue se divulgar ainda mais e conquistar mais clientes e, consequentemente, mais credibilidade no mercado.

Quais os benefícios dos rótulos para garrafa personalizados?

Os rótulos para garrafa são o cartão de visita das empresas. E as marcas só têm uma chance de causar uma boa primeira impressão em seus futuros clientes. Contudo, essa chance não deve ser desperdiçada.

Rótulos para garrafa personalizados são essenciais para as empresas que buscam se destacar de seus concorrentes, pois eles fornecem:

  • Comunicação eficaz entre cliente e marca;
  • Credibilidade e autoridade no mercado;
  • Alto retorno financeiro;
  • E uma marca como preferência de seus consumidores.

Assim, o uso de rótulos para garrafa no mercado de licores traz muito retorno positivo para a empresa que almeja o sucesso e a qualidade para os seus clientes.

Alice Rodriguez

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