Realizar campanhas de conscientização: como criar o calendário?

Nos últimos anos, peças publicitárias e divulgações internas de empresas têm apresentado ao público cada vez mais campanhas de conscientização, como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa.

Divulgar essas campanhas é uma tarefa também designada ao setor de Recursos Humanos, saindo do trabalho óbvio do controle de ponto e outras competências relacionadas ao setor.

Entenda quais vantagens a divulgação de campanhas de conscientização trazem para o RH e como você pode montar o seu calendário próprio de divulgações.

O que é uma campanha de conscientização?

As campanhas de conscientização são datas, comumente um mês inteiro, instituídas para a divulgação de informações sobre a prevenção de uma doença ou condição específica.

Sabendo qual é a campanha que será veiculada nacionalmente no mês, o RH pode desenvolver atividades para conscientizar os colaboradores, trazendo uma maior percepção da valorização de sua saúde e bem-estar.

Além dessa percepção, é fundamental para a empresa que os seus colaboradores estejam com a saúde em dia, mantendo assim seus níveis de produtividade.

Como criar o calendário para uma campanha de conscientização?

Agora que você já sabe o que é uma campanha de conscientização e qual a importância de sua aplicação interna, confira como montar um calendário com elas.

Para isso, separamos as principais campanhas veiculadas em cada mês do ano:

  • Janeiro Branco – prevenção à saúde mental;
  • Fevereiro Roxo – conscientização sobre Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia;
  • Março Azul-Marinho – prevenção ao câncer de colorretal;
  • Abril Azul e Verde – conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a saúde e segurança dos colaboradores;
  • Maio Amarelo – incentivo à segurança no trânsito;
  • Junho Vermelho e Laranja – conscientização sobre a doação de sangue e a luta contra a anemia e a leucemia;
  • Julho Amarelo – campanha destinada à prevenção da hepatite;
  • Agosto Dourado – conscientização sobre a amamentação;
  • Setembro Amarelo – prevenção ao suicídio;
  • Outubro Rosa – conscientização sobre o câncer de mama;
  • Novembro Azul – prevenção e diagnóstico do câncer de próstata;
  • Dezembro Laranja – conscientização sobre o câncer de pele.

Conhecendo as principais campanhas, o RH pode decidir as que vai agregar ao seu calendário de eventos.

É importante dar destaque para aquelas que se relacionam mais à saúde em ambiente de trabalho, como o Janeira Branco e o Abril Verde, porém sem deixar de participar das campanhas maiores como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Sabendo quais campanhas serão introduzidas no calendário da empresa, é o momento de decidir como vão acontecer as divulgações no mês.

Muitas empresas apostam em decoração e ornamentos agregados ao uniforme dos colaboradores nos meses de campanhas de conscientização.

Essas iniciativas são ótimas para criar um senso de participação, porém não se deve esquecer o real motivo dessas datas, a conscientização.

Palestras, dinâmicas e demais eventos relacionados ao mês devem ser introduzidos ao calendário.

Além delas, a empresa também pode investir em benefícios médicos e terapêuticos, não só incentivando consultas relacionadas à campanha do mês, mas concedendo descontos ou financiando elas.

Montando o calendário na prática

Recapitulando o que foi dito, para montar um calendário de campanhas de conscientização, você precisará:

  • Escolher as campanhas que mais se relacionam com a empresa e seu público interno;
  • Programar eventos para cada uma delas. Por exemplo, durante o Setembro Amarelo, todas as terças-feiras a empresa trará um convidado para uma palestra ou roda de conversa para falar da prevenção ao suicídio;
  • Programar benefícios relacionados a campanha do mês. Utilizando o mesmo exemplo de cima, o setor de RH pode disponibilizar um psicólogo que ficará alocado na empresa durante o mês;
  • Alinhar o calendário com as demais áreas, principalmente com o marketing, para a produção dos materiais a serem divulgados interna e externamente.

E aí, pronto para introduzir as campanhas de conscientização no calendário da sua empresa?

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis − cinco =

Voltar ao topo