Porcentagem de lucro no Mercado Livre: aprenda a calcular

Saber precificar seus produtos no Mercado livre diz muito sobre sua loja e o quanto está empenhado e comprometido com seus clientes. Mas como calcular a porcentagem de lucro no Mercado Livre sem exagerar?

A estratégia de formular os melhores preços é um grande desafio. Não se pode pensar apenas em benefício próprio assim como não se pode apenas agradar os clientes, correndo o risco de não ter lucro. É preciso ter muito equilíbrio e disciplina para precificar.

Além disso, os preços de uma loja podem passar a mensagem de uma empresa que só se preocupa com o lucro e não com o cliente ou, às vezes, passa a sensação de que o produto não é tão bom e por isso está barato.

Mas o que fazer antes e para estabelecer os preços da sua mercadoria?

Por onde começar para calcular a porcentagem de lucro no Mercado livre?

O primeiro passo é buscar um bom fornecedor. E bom fornecedor não é só aquele com preços baixos e facilidade no pagamento. Veja os requisitos que devem ser analisados ao selecionar fornecedores:

  • Prazo de entrega
  • Disponibilidade de estoque
  • Custo x benefício
  • Se permite RMA (Return Merchandise Authorization ou Autorização de Devolução de Mercadoria) e se a taxa é baixa

Montar a lista de fornecedores confiáveis é demorado, mas vale a pena pois impacta diretamente na sua porcentagem de lucro no Mercado Livre. Inicialmente, talvez os preços praticados não sejam os melhores, mas isso será uma conquista que virá com o tempo e com a experiência.

Assim que o fornecedor confiar em você e no seu potencial de venda, é provável que mais benefícios surjam. Além disso, o que mais é necessário fazer?

Estude os preços praticados pela concorrência

Pouco adianta estabelecer uma margem de lucro ideal se o preço que você irá praticar está muito acima do que os concorrentes praticam. Claro, isso tem muita ligação com seus fornecedores e a distância que você está deles.

Sendo assim, estude a concorrência, veja quais as facilidades que eles oferecem aos clientes. A partir daí você já é possível estabelecer a porcentagem de lucro no Mercado Livre.

O que deve ser levado em consideração para calcular preço e lucro?

A primeira coisa a ser feita é fazer o levantamento de todas as despesas, tanto fixas quanto variáveis:

  • Fixas: água, luz e internet
  • Variáveis: impostos, comissão paga pelo Mercado Livre, margem de lucro pretendida, custo para adquirir o produto com o fornecedor (incluindo frete e todas as taxas), embalagens e custo para despachar.

Com essas informações em mãos, vamos ver como calcular o preço de venda do Mercado Livre:

100 / 100 – (despesas variáveis + despesas fixas + lucro pretendido)

A partir daí, você pode comparar a sua proposta de preço a ser praticada com a de seus concorrentes e ver se estão parecidos. Mas, se você ainda tiver dúvidas, vamos mostrar outro cálculo.

Prova real da porcentagem de lucro

A prova real está no cálculo da Margem de Lucro Líquida (MLL). Ela se refere à quantia disponível de lucro, já livre de todas as despesas fixas e variáveis da operação. Ou seja, na margem de lucro líquida já estão contabilizados todos os custos operacionais, mostrando a rentabilidade total da sua loja.

Veja como calcular:

MLL = (Faturamento total) – (Custos e Despesas fixas do negócio) x 100 

Facilidade: calculadora do Mercado Livre

As famosas calculadoras do Mercado Livre  estão disponíveis tanto como extensão de navegador como também em forma de aplicativo. Basta uma rápida pesquisa no Google e você verá diversas opções.

Entretanto, cuidado com extensões e aplicativos maliciosos. Procure saber a procedência e leia as avaliações de outros usuários.

Mas, se você não se sentir seguro com esses softwares, talvez uma boa e velha planilha possa auxiliar nessa tarefa. E o melhor: ela é de graça.

Essa planilha grátis para calcular o preço de venda no Mercado Livre foi desenvolvida pelo olist, o marketplace dos Marketplaces. Nessa planilha de precificação do Mercado Livre, que está completa, é possível identificar todos os custos fixos, variáveis e obter o valor real recebido pelo Mercado Pago e o lucro.

Para baixar a planilha, basta clicar no link acima e fazer o download gratuito. Sem custo, rápido e fácil!

[Bônus] Venda mais que a concorrência!

Pouco adianta pensar em porcentagem de lucro no Mercado Livre, conceber uma ótima estratégia financeira se o seu produto não está vendendo tanto, não é mesmo?

Para ajudar nesse processo, nós criamos um pequeno guia para você vender mais que a concorrência. Confira!

Marketing: quem não é visto não é lembrado

O marketing bem estruturado é a alma do negócio. Se o planejamento for bem assertivo, você pode converter leads em clientes.

Sendo assim, não esqueça de anunciar sua loja no marketplace em suas redes sociais. Aliás, as redes sociais são propulsores naturais de vendas? A maioria das pessoas possuem perfis ativos tanto no Facebook quanto no Instagram e uma propaganda bem feita atrai muitos olhares.

Prepare-se para as datas especiais

Dia das Mães e dos Pais, Dia da Criança, Black Friday e Natal são datas mais que especiais: são os períodos em que você mais venderá. Por isso, não esqueça de traçar uma estratégia que chame a atenção dos compradores.

Além de pensar em uma estratégia de marketing, é preciso cuidar do estoque e pensar em promoções que sejam benéficas para você e para seus clientes.

Estratégias como frete grátis e desconto por quantidade adquirida são os carros-chefe das promoções. Esse também é um ótimo período para fazer queima de estoque para adquirir novas coleções.

Capriche nos anúncios do Mercado Livre

Para que seus anúncios sejam um sucesso, é preciso que você se dedique na hora de criá-los. Começando pelo título, que deve ser direto e conter as palavras chaves do seu produto.]

Por exemplo, se você vender bolsas femininas, pode colocar um título similar a esse: bolsa feminina em couro coleção 2022. Simples e efetivo. Em seguida capriche na descrição, informando cor, tamanho, peso e tudo mais que possa caracterizar o que você está vendendo.

Lembre-se: pode ser tentador querer exagerar na descrição para parecer que seu produto é muito melhor, mas isso pode gerar dores de cabeça, como clientes que possam se sentir lesados ao receber o pedido.

Além do título e da descrição você precisará inserir fotos do produto. Mas não pode ser qualquer foto, precisa ser de qualidade e exaltar os pontos fortes da sua mercadoria.

Por fim, agora que você já sabe precificar baseado na sua porcentagem de lucro no Mercado Livre e também sabe como vender mais, o que está esperando para pôr em prática? Boas vendas!
Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces, a gestão dos negócios e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.

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