Os 7 principais mitos sobre estrias

Com mais de 80% das pessoas experimentando estrias em algum momento da vida, não é surpresa que existam muitos mitos em torno dessas listras inofensivas.

Apesar de ser uma condição comum, ainda há uma falta de entendimento sobre o porquê e como as estrias ocorrem; levando à frustração e pouco ou nenhum sucesso ao tentar lidar com isso.

Embora sejam uma preocupação puramente cosmética, isso não tira o fato de que ainda são um grande motivo de insegurança e constrangimento para muitos.

Para capacitá-lo com o conhecimento sobre como lidar com elas para sempre, aqui estão os 7 principais mitos sobre estrias.

1. Apenas as mulheres ficam com estrias

Infelizmente, os homens são tão suscetíveis às estrias quanto as mulheres, a diferença é que as estrias tendem a aparecer com mais frequência na parte superior do corpo dos homens (braços, peito e costas) e na parte inferior do corpo das mulheres (quadris, nádegas e pernas), e é provavelmente devido a terapias médicas ou mudança de imagem corporal, como musculação.

As estrias afetam, em vários graus, 80 a 90% das mulheres e até 40% dos homens em todas as faixas etárias e tipos de pele! Enquanto houver pele, sempre haverá a possibilidade de formação de estrias.

2. As estrias são causadas apenas pelo estiramento da pele

As estrias são o que acontece quando nossos tecidos subjacentes se expandem muito rápido para a derme da nossa pele acompanhar; causando micro rasgos e a ruptura das fibras de colágeno e elastina para ocorrer profundamente dentro da derme. Essas lágrimas aparecem como cicatrizes dérmicas que vemos como estrias na pele.

Existe um grande equívoco de que as estrias são causadas apenas pelo ganho de peso repentino; no entanto, existem muitas outras razões que podem fazer com que sua pele sofra alongamento excessivo, incluindo genética, alterações hormonais, medicamentos e até estresse!

3. Pessoas magras não ficam com estrias

Mais uma vez, esse é um equívoco comum, pois as pessoas tendem a associar estrias ao ganho de peso. No entanto, as pessoas magras são tão suscetíveis a estrias se tiverem uma disposição genética para isso ou se estiverem passando pela puberdade.

Aqueles que estão enfrentando uma perda de peso significativa (perdendo mais de um quilo por semana) também podem perceber o aparecimento de estrias.

A verdade é que o ganho de peso, a perda de peso e qualquer tipo de retenção de líquidos podem causar a formação de estrias e podem acontecer a qualquer pessoa de qualquer idade e tamanho, por isso é importante manter um estilo de vida saudável.

4. Todas as estrias são iguais

Nem todas as estrias são iguais.

Embora todas as estrias tenham uma textura diferente da pele circundante, as estrias mudam de cor e forma ao longo do tempo; começando como listras vermelhas escuras, roxas ou marrons que se transformam lentamente em marcas brancas ou prateadas que são mais difíceis de remover.

Enquanto as estrias iniciais tendem a coçar e parecem “achatadas”, as estrias mais antigas parecem levemente deprimidas e de forma irregular.

5. As estrias desaparecem com exercícios e perda de peso

As estrias são tecnicamente cicatrizes na pele, o que as torna pouco confiáveis ​​em se reparar para voltar à sua condição original sem intervenção.

Perder peso não desfaz o dano sofrido na pele; embora tonificar seu corpo através do exercício pode ajudar a melhorar sua aparência.

Portanto, embora você não consiga remover completamente as estrias com exercícios, ainda pode evitá-las nas estrias induzidas pelo peso, mantendo uma dieta e peso saudáveis.

6. Manter a pele hidratada é suficiente para evitar a formação de estrias

Embora seja verdade que manter a pele hidratada seja uma ótima maneira de melhorar a elasticidade da pele e torná-la mais resistente a qualquer estiramento e quebra, isso não impede completamente a formação de estrias. Tudo o que faz é aliviar qualquer coceira e irritação e complementar quaisquer tratamentos existentes.

É importante notar que, embora fazer mudanças no estilo de vida, como beber bastante água e comer uma dieta rica em antioxidantes, ômega-3 e vitamina C, possam ajudar a prevenir estrias, eles só podem fazê-lo até certo ponto.

Além disso, os hidratantes não são capazes de penetrar profundamente na pele para tratar as estrias existentes.

No final do dia, a melhor maneira de remover suas estrias é visitar um dermatologista profissional e experiente para personalizar um plano de tratamento para você.

7. As estrias não podem ser tratadas

Errado!

Você pode diminuir as estrias dependendo da condição da sua pele, do tipo de estrias que você tem e do tratamento que você decide fazer.

Muitas pessoas tendem a optar por produtos de prateleira, como manteiga de cacau e óleo de coco, pois são mais acessíveis e facilmente acessíveis; no entanto, a pesquisa mostra que eles não são eficazes no tratamento de estrias.

Outros tratamentos incluem microdermoabrasão e retinóides tópicos, que demonstraram melhorar a aparência das estrias em vários estudos.

Saiba tudo sobre cuidados femininos da Cantinho Feminino.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo