Gerenciamento de estoque para e-commerce: como e o que fazer? Veja 7 dicas

O gerenciamento de estoque para e-commerce é essencial. Mais cedo ou mais tarde, todos os donos de todos os e-commerces devem enfrentar a dura realidade da gestão de armazéns e organização logística da loja online, pensando até mesmo em um aluguel de galpão.

Gestão de encomendas, controle de estoques de segurança, inventários e reencomendas, carga e descarga de estoque, etc., entre vários outros fatores, são primordiais não somente para a organização interna de produtos, como para os resultados da empresa.

Há sempre algo a verificar e fazer na gestão de uma loja virtual, por isso aqui fica um guia prático de pontos para melhorar a gestão do armazém da sua loja online. Leia com a gente e entenda melhor sobre o gerenciamento de estoque para e-commerce. Vamos lá!

Como melhorar o gerenciamento de estoque para e-commerce?

1. Use dados para planejar com antecedência

Quando se trata de logística de e-commerce, uma das primeiras necessidades é sempre ter o nível certo de estoque de produtos em estoque (nem demais nem de menos). A única maneira de fazer isso é analisar os dados históricos.

Existem dois passos básicos para isso, que podem ser aplicados a todos os materiais de embalagem e envio. Veja:

  1. Verifique o andamento dos pedidos de cada produto no último ano. Identifique picos e quedas na demanda, dividindo os números em volumes diários, mensais e trimestrais para determinar quando você precisa adicionar estoque e quando pode reduzi-lo;
  2. Identifique o crescimento potencial da demanda para os vários produtos, analisando a tendência ano a ano e tentando “ler” a tendência ditada pela demanda do cliente, por exemplo, correlacionando os dados da sua loja com a tendência nos volumes de pesquisa das palavras-chave relacionadas a um único produto.

2. Gerenciar níveis de estoque de segurança

O bom e-commerce e a gestão de estoques também decorrem da capacidade de saber definir níveis mínimos de estoque. Para fazer isso, pergunte-se:

  • Quanto tempo leva para substituir um produto com estoque insuficiente?
  • Os níveis atuais de segurança podem lidar com um aumento potencial na demanda?

3. Considere manter o inventário externo

À medida que uma loja online cresce, ela pode se deparar com solicitações desafiadoras para atender em áreas geográficas específicas. Fechar acordos de armazenamento e distribuição com empresas mais próximas de mercados de difícil acesso pode ser uma excelente solução.

Isso permite reduzir custos e prazos de armazenamento, transporte e entrega, proporcionando um serviço mais valioso aos clientes. Um exemplo famoso em resposta a essas necessidades é o serviço Fullfilment da Amazon.

4. Organize os espaços do armazém da melhor forma possível

Para uma melhor organização dos espaços do armazém, é necessário posicionar os produtos mais solicitados de forma a poder alcançá-los com extrema facilidade: aproveitar todo o espaço disponível para armazenamento e colocar apenas os artigos menos procurados em locais de difícil acesso.

5. Antecipe a contratação de pessoal nos horários de maior movimento

Historicamente, nota-se que a maioria dos e-commerces B2C geram em média 40% do faturamento total anual durante o período natalino. Isso geralmente se traduz em uma grande quantidade de trabalho extra em um curto período de tempo, aumentando a probabilidade de erros e falhas de gerenciamento.

A contratação de pessoal para os períodos quentes pode ser a chave para a resolução de eventuais problemas.

  • Atenção: dado que é necessário um certo tempo para recrutar e treinar novos recursos, é aconselhável iniciar a busca de colaboradores com alguns meses de antecedência (por exemplo, em outubro/novembro para dezembro/janeiro).

6. Use um software profissional de gestão de armazéns

Graças à evolução das tecnologias, hoje existem programas de gestão de armazéns simples e intuitivos que permitem geri-lo em tempo real, reduzindo ao mínimo os erros. Ao escolher um software de armazém, você precisa garantir que ele gerencie pelo menos:

  • Códigos de barras e leitores;
  • Rastreabilidade do produto (lotes e prazos ou gestão de tamanhos e cores);
  • Inventários e reordenações;
  • Inventário;
  • Documentos de transporte.

7. Estoque rapidamente quando um produto acabar

Idealmente, você nunca deve ficar sem estoque e correr o risco de perder vendas, receita e possivelmente um cliente. O reabastecimento oportuno é essencial. No entanto, se isso acontecer, considere:

  • Comunicar prontamente o esgotamento do produto no site e assegurar sua disponibilidade em curto prazo;
  • Lembre-se de reabrir pedidos e remessas assim que estiverem disponíveis, possivelmente entrando em contato com clientes que o solicitaram ou que historicamente o compraram várias vezes;
  • Revise suas políticas de gerenciamento de estoque de segurança para o produto.

Estas foram as nossas recomendações sobre o gerenciamento de estoque para e-commerce. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!

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