Humanização no trabalho, você sabe como funciona?

Segundo os Cursos Online Grátis da área de empreendedorismo social, a humanização está se tornando cada vez mais popular nos negócios.

Uma razão para isso é que a ascensão das startups nas últimas décadas tem chamado a atenção de diversos modelos de negócios que são muito mais flexíveis e focados em melhorar a qualidade de vida de todos os contribuidores e trabalhadores da empresa.

Com isso, surgem cada vez mais ideias para incorporar elementos divertidos ao ambiente de trabalho, como, por exemplo, videogames, salas de relaxamento, incentivos para trazer animais de estimação para a empresa etc.

Ao contrário da crença popular, essas ações melhoram o desempenho e a produtividade de diversos funcionários, o que aumenta os lucros de todas as organizações.

Porém, especialistas têm recomendado que as ações nessa área estejam alinhadas com o objetivo de aumentar a eficiência.

Deseja compreender mais sobre essa dinâmica, os seus benefícios e sobre como humanizar as relações dentro da empresa? Então você está no artigo correto.

O que é a humanização da empresa?

Os Cursos Online Gratuitos abordam que a humanização da empresa é um conceito totalmente baseado em medidas para aumentar a satisfação e o bem-estar no trabalho, ajudando a criar um ambiente colaborativo e harmonioso.

A ideia tende a fazer parte da premissa de que o capital humano tende a ser um recurso muito valioso de qualquer empresa, portanto, investir em seu impulso aumenta os interesses de investidores, de líderes, clientes e dos próprios funcionários.

Entendemos que uma empresa humana é aquela que foca em suas pessoas e no meio ambiente, não apenas maximizando o retorno para os acionistas, mas também agregando valor.

Qual é o conceito de humanização?

O conceito de humanização está associado à valorização de pessoas e de equipes, promovendo traços como compaixão, bondade e empatia.

A ‘Humanidade’ em suas origens indica o potencial dos seres humanos em sua capacidade de se autogovernar em relação aos planos coletivos adjacentes a eles.

Essa dinâmica contraria o princípio de buscar o lucro acima das necessidades pessoais, sejam funcionários ou clientes externos.

A humanidade é uma tendência que se estabeleceu em vários campos, com foco em tecnologia – o domínio da maioria das startups – e saúde.

Quando os gestores trabalham esse conceito, ele existe na cultura corporativa e tem impacto em valores, relacionamentos e em interações.

O que as empresas podem fazer?

Podemos destacar que há alguns princípios que todas as empresas têm: propósito, orientação, liderança e empatia. Esses são os princípios que devem orientar sua empresa ao criar uma estratégia amigável ao homem no trabalho.

Dica 1: Descubra qual é o propósito maior da empresa

Empresas humanitárias focam em propósitos além do lucro.

Seja de impacto social, ambiental ou econômico, é fundamental olhar além da ideia de gerar lucros e considerar o impacto dentro da sua empresa dentro do mundo. O objetivo é sempre pensar sobre por que sua empresa existe.

• Por que a empresa foi criada?

• Além de produtos ou serviços, o que sua empresa oferece a clientes, fornecedores e colaboradores?

• Qual será o impacto que você tem na vida das pessoas?

A obtenção dessas respostas será o primeiro passo para identificar os objetivos de uma empresa e medir seu impacto na sociedade como um todo.

Dica 2: Desenvolva uma Estratégia Centrada nas Partes Interessadas

A orientação para todos os funcionários da empresa será o cerne de uma empresa que seja humanizada, por conta disso a sua empresa precisa estar sempre atenta ao relacionamento com as pessoas que será desde o processo de formação e seleção de novos contratados, e até mesmo ao relacionamento de pós-venda com os clientes.

Destacamos que toda estratégia deve sempre levar em conta o impacto que as ações que serão desenvolvidas terão dentro da vida dos colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas, comunidades e até no meio ambiente.

Dica 3: Preste Atenção à Liderança

Longe de ser um conceito de “bom chefe”, o que entendemos por liderança humana é uma pessoa que tenha maturidade, sensibilidade, empatia e inteligência que pode criar as condições para que seus liderados prosperem financeiramente e na vida pessoal, além de ter uma excelente organização.

Líderes humanos desenvolvem e reforçam práticas motivacionais e respeitosas que levam em conta as habilidades, necessidades e limitações de cada indivíduo e impactam não apenas o desenvolvimento profissional, porém também o crescimento pessoal dos membros da equipe. Desde o momento da contratação, focado em colocar as pessoas certas no lugar certo, alinhando os acordos de desempenho com seus verdadeiros pontos fortes, dando-lhes voz e protagonista, mantendo a honestidade, transparência, diálogo, empatia e alinhamento de comunicação.

Dica 4: Construa uma Cultura Organizacional Consciente

Todos os pilares que mencionamos neste artigo devem estar presentes dentro da cultura organizacional. Mesmo que a cultura implantada dentro da empresa seja estruturada, é fundamental sempre lembrar que a cultura organizacional deve ser empregada para todos os funcionários da empresa.

As pessoas tendem a mudar, e a sua organização também irá, por isso é importante criar uma cultura consciente de melhoria e aprimoramento contínuos. Durante esse processo, é fundamental que todas as pessoas recebam treinamento e desenvolvimento contínuo, afinal, existem pessoas com alto nível de consciência, também há pessoas mais inteligentes e maduras, possuem alto grau de confiança, eficácia, sinceridade e cuidados sinceros, não podem ou faltam valores na empresa. 

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