A importância do pH nos cuidados com a pele

Você realmente sabe qual é o pH da pele e por que você deve ter um cuidado especial com ele? Veja a seguir tudo que você precisa saber.

A primeira coisa que você precisa saber é o que chamamos de pH da pele, ou o potencial do hidrogênio.

É um parâmetro químico cuja medida nos diz quão ácida ou básica é uma determinada solução.

O valor de neutralidade é 7, abaixo dos quais estão os valores ácidos (mais ácidos quanto mais baixos) e acima dos valores básicos (mais básicos quanto mais altos).

As substâncias que conferem à nossa pele um pH ácido são principalmente os ácidos lático e urocânico, que são eliminados pelo suor, e os ácidos graxos fornecidos pela glândula sebácea.

Por que o pH ácido da pele é importante?

Variações no pH da sua pele podem causar patologias, por exemplo, um pH mais básico que o normal pode causar coceira na pele, por isso é importante que saibamos o pH que temos para cuidar da pele.

Com um pH inadequado, perdemos água e ocorre a desidratação.

O aumento do pH também produz um funcionamento inadequado das enzimas necessárias para que a função defensiva da pele seja realizada corretamente.

Na nossa pele, no manto ácido há uma importante colonização de microrganismos que formam a microbiota natural da pele.

Esses micro-organismos começam a aparecer no momento do nascimento e permanecem com certas variações em equilíbrio enquanto o pH da pele está nos valores ácidos usuais, em torno de pH 5,5.

Mas se houver um aumento do valor do pH, ou seja, se a pele ficar alcalina por um tempo, a função de defesa não funcionará adequadamente e ocorrerá o crescimento de outros tipos de microrganismos que são, ou podem ser, prejudiciais e podem produzir alguma patologia ou o aparecimento de infecções.

Fatores que podem alterar o pH da pele

Existem diferentes fatores que podem levar a uma alteração nos valores normais de pH da pele:

A limpeza

Como e com o que você realiza a higiene diária da sua pele é muito importante para manter um pH adequado na pele.

Higiene muito intensa ou frequente, mesmo com um produto adequado, causará ressecamento e irritação

A maioria dos sabonetes, géis, xampus e outros produtos de limpeza são alcalinos, causando uma alteração no pH da pele.

Essa mudança no pH pode levar de uma ou duas horas para se neutralizar em uma pele saudável, até algumas em alguns casos.

Durante o tempo que leva para o seu corpo reajustar o pH, a pele não estará adequadamente protegida.

Quando falamos de pH neutro em produtos de higiene e cuidados com a pele, não estamos nos referindo a um pH em torno de 5,5, que é o valor médio de uma pele saudável.

Esses produtos serão “neutros” com a pele e não causarão alterações no seu pH.

Produtos cosméticos inadequados

Além dos produtos de higiene, qualquer outro cosmético que colocamos na pele sem um pH adequado pode causar um desequilíbrio e com isso uma disbiose (alteração da microbiota) e uma alteração da função de barreira da pele.

É por isso que é aconselhável usar produtos que respeitem o pH da pele saudável. Além disso, os produtos que contêm álcool também podem alterar o manto ácido.

Idade

A pele de bebês e crianças até a puberdade tem pH mais alto. Com a velhice, a tendência à alcalinidade retorna, enquanto nas idades intermediárias o pH é mais ácido.

Estas diferenças que ocorrem naturalmente significam que tanto as crianças como os idosos têm uma pele mais delicada e que é ainda mais importante escolher os produtos de limpeza e cuidados que utilizam adequadamente.

Mudanças de temperatura e umidade

A temperatura e a umidade, ao alterar a quantidade de água, também podem produzir variações no pH.

Além disso, a pele desidratada fica mais sensível e menos protegida contra a ação de agentes externos.

Alguns medicamentos

Medicamentos como antibióticos, diuréticos e quimioterápicos, entre outros, podem alterar o pH, eliminando sua função de barreira protetora.

Alterações hormonais

Durante a adolescência, gravidez e menopausa, as alterações nos níveis hormonais também podem levar a alterações no pH da pele, principalmente em algumas áreas, como os genitais.

Você sabe, limpa e cuida da sua pele com produtos que não alteram seu pH ideal e você poderá manter sua pele bonita e saudável.

Conheça mais procedimentos estéticos que vão te deixar ainda mais linda.

Sabia mais dicas de como cuidar da sua pele, clique aqui.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo