Um dos maiores problemas que afetam as pessoas, quando o assunto é saúde bucal, é quando ocorre um desalinhamento. Porém, as facetas odontológicas são procedimentos que vêm para suprir as necessidades desses indivíduos.
Desse modo, é possível suprir as necessidades dessas pessoas que possuem algum problema nesse sentido, independente de sua causa.
Antes de qualquer coisa, é sempre bom ressaltar que uma das principais maneiras de se evitar problemas bucais, é através de uma higienização constante.
Portanto, basta realizar a escovação dentária em casa, pelo menos três vezes ao dia, principalmente se tiver recém colocado uma faceta em resina, para evitar a sua danificação.
Dessa maneira, é relevante conhecer um pouco mais sobre quais os principais tipos de facetas odontológicas, e o porquê dela ser tão visada nos dias de hoje.
Ainda mais para pessoas que estão preocupadas com o seu sorriso. Com isso, um outro procedimento que também melhora o sorriso é o clareamento dentário, por exemplo.
O que são facetas odontológicas e para que servem
Para entender melhor quais são os tipos de facetas odontológicas, é pertinente olhar num quesito mais amplo.
Com isso, é possível entender mais sobre o que se trata esse tipo de procedimento e qual é a sua finalidade, já que cada vez mais tem sido útil para pessoas que desejam mudar o seu sorriso. Da mesma forma acontece com uma lente de contato dental, por exemplo.
As facetas odontológicas são próteses extremamente finas, que podem ser confeccionadas na base de dois materiais, que são a resina e a porcelana.
Portanto, o material que será utilizado vai depender do que é esperado para corrigir. Então, se assemelham a um tipo de capa protetora, que tem o formato do dente que foi perdido parcialmente.
As facetas de resina e de porcelana são colocadas sobre o esmalte dentário, que é uma área responsável pela sensibilidade nos dentes, já que protege a dentina.
Dessa maneira, com base no molde utilizado, as facetas têm os principais aspectos que o dente possui, como:
- Tamanhos;
- Contornos;
- Proporcionalidade;
- Tonalidade.
Esse tipo de procedimento serve para corrigir imperfeições dentárias, decorrentes de algum tipo de trauma ou má formação dentária.
Assim, através dele, os dentes conseguem restaurar o seu aspecto natural, além de também retornar a funcionalidade original dele, de forma segura e prática. Porém, vale lembrar que, apesar do seu uso, o cuidado deve continuar constantemente.
Entretanto, há diferentes tipos de aplicação quando se fala de resina e de porcelana, em que a primeira é feita diretamente no esmalte dentário, sem a necessidade de um molde prévio.
Em suma, ele é modelado no próprio dente, sendo modificado de um modo que vai cumprir com as necessidades que devem ser atendidas.
No caso das porcelanas, elas são confeccionadas em laboratório, e o seu formato depende de cada pessoa, tendo então, o modelo do dente que sofreu um trauma.
Muitas vezes, pode ser necessário um desgaste no esmalte dentário para aplicar essa faceta, podendo aparecer manchas, mas que podem ser facilmente retiradas.
Diferentemente de um implante de dente, por exemplo, as facetas são muito úteis para serem aplicadas em pessoas que sofreram apenas alguma lasca no dente.
Isso acontece por causa de uma pancada ou coisa do tipo, mas, elas cumprem com o seu papel de maneira assídua e com uma durabilidade muito boa.
Como realizar a higienização dessa área
Agora que ficou mais fácil de se compreender do que se trata esse tipo de procedimento, bem como a razão por ele ter se tornado tão popular nos dias de hoje.
Com isso, é hora de entender também como realizar a higienização nessa área da melhor maneira possível, pois não pode haver negligências, porque a faceta pode perder sua durabilidade.
Da mesma forma acontece na escovação normal, em que o indivíduo deve realizar a higiene no local com o dobro de atenção, principalmente no começo do tratamento.
Já que esse é o momento em que a faceta fica mais vulnerável, além de também poder reter manchas, causadas por bactérias que se proliferam no interior da boca.
Além disso, usar escovas com cerdas macias é bem recomendado, para evitar danos nesse espaço devido à uma escovação mais forte.
Então, evitar cremes dentais abrasivos também é muito importante, pois pode haver o desgaste do esmalte dentário, o que pode chegar na dentina, uma área de extrema sensibilidade.
Por fim, uma outra coisa de suma importância, é que sejam realizadas consultas recorrentes ao profissional que aplicou as facetas, pois é através dele, que serão realizadas manutenções que poderão evitar danos e possíveis prejuízos.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.