Se o que você busca é segurança, uma opção é aprender a investir no Tesouro Direto pela Caixa.
Isso porque, são títulos emitidos pelo governo federal e como o processo é feito por intermédio da Caixa, um banco público, você está cercado de toda segurança.
Continue a leitura que montamos um passo a passo fácil de como investir no Tesouro Direto pela Caixa Econômica Federal!
O que é Tesouro Direto?
Antes de saber como investir no Tesouro Direto pela Caixa, o que significa esse título?
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional, que permite que pessoas físicas invistam diretamente em títulos públicos emitidos pelo governo brasileiro.
Por ser emitido pelo governo, é uma forma acessível e segura de investir.
Esses títulos são emitidos pelo governo para captar recursos e financiar suas atividades. Ao investir no Tesouro Direto, você empresta dinheiro ao governo e, em troca, recebe uma remuneração definida previamente.
Mas se tudo isso ainda é novo para você, vale a pena fazer um curso de introdução à renda variável, especialmente para ter certeza de que investir no Tesouro Direto é uma boa opção.
É importante saber que existem diferentes títulos disponíveis no Tesouro Direto, com características distintas, e no site do Tesouro, você encontra mais detalhes.
Um dos maiores diferenciais de investir no Tesouro Direto é a possibilidade de investir com valores baixos, logo, é acessível a diferentes perfis de investidores.
Além disso, é possível vender os títulos antes do vencimento, o que significa uma boa liquidez.
Como investir no Tesouro direto pela Caixa?
Entendendo agora o que é o Tesouro Direto, veja o passo a passo de como investir nesse título público pela Caixa:
1.Abra uma conta na Caixa Econômica Federal
Caso você ainda não tenha uma conta na Caixa Econômica, será necessário abrir uma conta de investimentos.
Entre em contato com a instituição para obter informações sobre os requisitos e documentos necessários para a abertura da conta.
2.Acesse o site do Tesouro Direto
Visite o site oficial do Tesouro Direto e clique em “Cadastre-se”.
Siga as instruções para criar uma conta no Tesouro Direto, fornecendo as informações solicitadas.
3.Escolha o título do Tesouro Direto
Após criar a conta no Tesouro Direto, faça login em sua conta e pesquise sobre os diferentes títulos disponíveis.
Avalie os prazos, taxas e características de cada título para determinar qual é mais adequado aos seus objetivos de investimento.
4.Faça a reserva do título
Selecione o título que deseja comprar e clique em “Reservar”.
Insira o valor que deseja investir e confirme a reserva.
5.Transfira os recursos para a conta do Tesouro Direto
Para realizar o pagamento pelo título reservado, você precisará transferir os recursos da sua conta na Caixa para a conta do Tesouro Direto.
Então acesse sua conta na Caixa, realize uma transferência para a conta do Tesouro Direto, seguindo as instruções e fornecendo os dados corretos da conta do Tesouro Direto.
6.Aguarde a liquidação e aposição do título
Após a transferência dos recursos, aguarde o prazo de liquidação do título.
Assim que a compra for concluída, o título será registrado em seu nome e você poderá acompanhar sua posição diretamente pelo site do Tesouro Direto.
O processo é muito simples, mas antes de começar a realizar qualquer tipo de investimento, os especialistas recomendam estudar o mercado, levar em conta seus objetivos financeiros e os riscos envolvidos.
Conclusão
Uma das maiores vantagens de investir no Tesouro Direto pela Caixa é a segurança, uma vez que você está adquirindo títulos públicos via um banco público.
Mas antes de começar a investir, procure estudar mais profundamente os diferentes títulos disponibilizados no Tesouro Direto e escolha aquele mais adequado ao seu perfil e necessidades.