Como funciona o crescimento capilar

Talvez essa seja a curiosidade de muitos, saber como funciona o crescimento capilar. Sabemos que cada um de nós temos em média entre 100.000 e 150.000 cabelos (na cabeça) que caem e se renovam continuamente. 

Seu ciclo de vida é em média 3 anos nos homens e 4 a 6 anos nas mulheres. A vida de um cabelo é pontuada por variações hormonais, nutricionais e psíquicas.

O nosso cabelo tem uma vida média de 40 meses (na cabeça) mas durante este período, nem todos estão na mesma fase! 

O capital capilar que herdamos ao nascer é usado ao longo de nossas vidas, passando por várias fases.

Você pode usar o blend capilar, uma composição que vai auxiliar no crescimento capilar.

Entendendo como funciona o crescimento capilar 

Para entendermos de fato como funciona o crescimento capilar precisamos mergulhar dentro de suas fases, então veremos a seguir de forma detalhada cada uma delas.

A fase anágena

Fase de crescimento de 4 a 7 anos em média (dependendo do sexo) durante a qual o cabelo nasce e cresce.

Ele extrai os nutrientes necessários para o seu crescimento do bulbo, bem como do circuito sanguíneo, através das arteríolas que irrigam o couro cabeludo até a raiz do bulbo. 

O bulbo são os elementos necessários para o seu crescimento. O circuito sanguíneo através das arteríolas que irrigam o couro cabeludo até a raiz do bulbo: os nutrientes necessários para o seu crescimento.

A parte da matriz: os elementos minerais, água e sebáceos trazidos pelas glândulas sudoríparas e sebáceas que irão hidratar as células que se aglutinam ao redor do canal medular.

Saber como funciona o crescimento capilar vai muito além do que imaginamos. 

A fase Cartagena

Fase de degradação que dura aproximadamente 15 a 20 dias. O cabelo terminou sua vida mais ou menos longa, dependendo se evoluiu em boas ou más condições e não cresce mais. 

Sua raiz gradualmente se retrai em direção à epiderme para se fechar e sua atividade é interrompida abruptamente. O cabelo então para de crescer.

A fase telógena

Fase de descanso: quando o cabelo está morto, a queda ocorre quando o novo cabelo empurra o antigo. Esta fase geralmente dura entre 2 e 3 meses.

A queda

Sei que estamos falando sobre como funciona o crescimento capilar, porém precisamos falar sobre o fim deste crescimento que é marcado com a queda.

A fase em que o novo crescimento vem à superfície do couro cabeludo e o cabelo velho cai sozinho. Os pelos mortos subirão ao longo do bulbo capilar, para serem expelidos durante uma escovação ou lavagem. 

A perda de cabelo é, portanto, mais importante. Este período é essencial porque durante este tempo, as células germinativas localizadas na raiz do bulbo capilar, aproveitando a reserva capilar, germinarão um novo cabelo que substituirá o antigo cabelo morto.

E quando a queda acelera

A aceleração do ciclo de vida de um cabelo vem do fato de que os andrógenos (hormônios genéticos) aceleram o ritmo da fase anágena, forçando o cabelo a entrar na fase telógena e não dando ao folículo piloso tempo suficiente para produzir uma queratina de qualidade. 

Começa então um círculo vicioso: quanto mais a produção do cabelo é “acelerada”, mais rápido cai e mais rápido os ciclos capilares se unem, produzindo cada vez um cabelo mais resistente e mais curto que o anterior. 

Eventualmente, esgotado o capital dos ciclos capilares, o folículo, prematuramente envelhecido, torna-se totalmente improdutivo.

É por isso que, antes de chegar a esse extremo, é essencial tratar a queda de cabelo assim que notar o afinamento.

E descobertas recentes sobre células-tronco trazem esperança de um dia poder reabastecer uma cabeça calva com um crescimento contínuo. 

Crescimento capilar, o que mais preciso saber?

Como saber se meu cabelo voltou a crescer? Por que meu cabelo está ficando mais fino? Como funciona o crescimento capilar? 

Essas perguntas são feitas comumente depois que as pessoas tentam tratamentos às vezes sem resultado.

Para saber como funciona o crescimento capilar, já citamos acima as fases no ciclo de crescimento natural do cabelo.

A fase anágena – Durante a fase anágena ou período de crescimento, um cabelo novo e muito fino substituirá o antigo no folículo. 

A fase Cartagena – Durante esta fase, o cabelo se desprende da papila dérmica para entrar na fase de repouso ou fase telógena.

A fase telógena – Durante esta fase, o cabelo pode parecer baço ou danificado porque não está mais conectado aos vasos sanguíneos.  

Observe que apenas 15% do nosso cabelo está na fase telógena, e é por isso que podemos ver uma perda média de 100 fios por dia.

Métodos para verificar se o cabelo volta a crescer bem

Agora que você sabe como funciona o crescimento capilar, vamos descobrir os métodos mais eficazes para verificar o crescimento do cabelo. 

Um dos métodos mais simples é analisar seu cabelo na frente do espelho. Se o seu cabelo estiver crescendo novamente, você nota uma diferença significativa entre a linha do cabelo e a aparência do micro cabelo. 

Se você notar a aparência de cabelos muito mais curtos e finos, seu cabelo voltou a crescer.

Coceira no couro cabeludo

Quando o cabelo voltar a crescer, a pessoa sentirá uma leve coceira no couro cabeludo. Este fenômeno aparece após 2 a 3 meses, sempre durante a fase anágena quando o cabelo cresce na superfície. 

O aparecimento de cravos no couro cabeludo

O aparecimento de cravos no couro cabeludo é um sinal de crescimento do cabelo. De fato, ter cravos no crânio mostra que os folículos ainda estão ativos e que o cabelo entrou na fase de crescimento. 

Foto

Uma das maneiras mais eficazes de descobrir se o cabelo está crescendo novamente é tirar fotos antes/depois. A longo prazo, você poderá ver imediatamente se seu cabelo voltou a crescer.

Certifique-se de tirar fotos em um ritmo constante, de diferentes ângulos para não perder o crescimento do cabelo. 

Tratamentos naturais

Uma forte queda de cabelo geralmente está ligada a vários fatores, como estresse, alimentação desequilibrada, idade, alteração hormonal, medicação etc.

Existem muitos tratamentos para combater a calvície. Enquanto alguns se referem a xampus com extratos naturais adquiridos em drogarias, outros não hesitam em fazer seus próprios produtos capilares em casa à base de pó de urtiga ou óleo de rícino.

Existem outros tratamentos e profissionais qualificados dispostos a ajudar, qualquer dúvida estamos à disposição. Até a próxima!Esse conteúdo foi produzido em parceria com a Sense Artesanais, uma loja especializada em produtos 100% naturais.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo