Como a automedicação pode prejudicar a saúde bucal?

Com muitos remédios sendo vendidos sem a obrigatoriedade de receitas médicas, algumas pessoas desenvolvem o hábito de fazer a automedicação, Isso pode parecer inofensivo, porém é muito prejudicial à saúde, e pode gerar diversos problemas gravíssimos.

Quer saber mais sobre os perigos da automedicação? Continue lendo o conteúdo abaixo.

Quais os perigos da automedicação? 

Muitas pessoas ao sentirem algum tipo de dor, ao invés de recorrerem ao pronto-socorro ou a um profissional de saúde, preferem ir ao que parece mais fácil no momento: a automedicação. 

Dores de dentes são uma das causas mais comuns para pessoas escolherem fazer o uso da automedicação, mal sabendo o quão prejudicial isso pode ser. 

Muitos dos problemas nos dentes são as cáries e as conhecidas pulpites, das quais precisam de um dentista especialista em canal para fazer o tratamento correto. 

Como as dores desse problema são bem intensas, as pessoas se automedicam e, com isso, acabam mascarando os sintomas, podendo agravar o problema e gerando outros mais sérios, pois ao disfarçar ao invés de tratar pode piorar a infecção. 

Como a automedicação afeta a boca? 

Alguns medicamentos podem gerar efeitos colaterais na boca como inflamações, dormência e alterações do paladar.

Há medicamentos que são feitos de uso recorrente por prescrição médica, como antidepressivos, analgésicos, remédios para pressão alta, e diabetes e podem apresentar efeitos colaterais, porém como há o acompanhamento médico, os pacientes estão cientes e seguro por estar fazendo uso de doses corretas. 

Ao fazer uso de automedicação alguns efeitos colaterais podem ocorrer de forma mais severa, o que pode levar a problemas seríssimos ao paciente.

Ao sentir dores nos dentes fortes, nunca se automedique, sempre se consulte com um dentista ou médico para tomar a medicação e dose correta e, em caso de dores insuportáveis, vá a uma clínica dentária 24 horas para alívio de sintomas e tratamento adequado. 

Quais remédios podem fazer mal? 

Todos os remédios tomados de forma independente podem fazer mal, pois geram efeitos colaterais a quem toma, e se automedicar é um risco gigantesco a todos que praticam esse ato.

Mesmo pessoas que tomam com prescrição médicas correm risco, e alguns remédios que podem fazer mal aos dentes são: 

  • Xaropes;
  • Broncodilatadores;
  • Antibióticos;
  • Analgésicos.

Adiante, entenda um pouco mais sobre como cada um desses medicamentos afetam a saúde bucal:

  1. Xaropes 

O uso de xaropes faz bem por um lado, mas o uso recorrente pode afetar os dentes por ter uma grande quantidade de açúcar na sua composição, podendo gerar problemas de tártaro acumulado e cáries.

  1. Broncodilatadores 

Esses tipos de medicamentos são de uso para pessoas que têm problemas respiratórios, como asmas e bronquites asmáticas.

Por serem de uso recorrente e terem em sua composição o sulfato de salbutamol pode causar corrosões no esmalte nos dentes e gerando desgastes com o tempo.  

  1. Antibióticos 

O uso de antibióticos é bem popular pois são utilizados para diversas doenças, sejam bucais ou outras enfermidades do corpo humano.

O uso dele frequente pode modificar os tecidos formados pelo cálcio causando manchas nos dentes, que podem ser amareladas ou acinzentadas.

  1. Analgésicos  

O analgésico não causa problema especificamente nos dentes, mas sim mascara inflamações que estejam neles, podendo piorar as infecções dentais causando uma endocardite. 

Quais complicações mais comuns que a automedicação pode gerar? 

Muitas complicações podem ocorrer a partir da automedicação, por exemplo, ao fazer o uso de prótese fixa dentária, muitas pessoas deixam de se preocupar com as infecções dentárias, pois já não tem mais a raiz do dente.

Isso é perigoso, pois esquecem que as infecções continuam ocorrendo nas gengivas e, ao perceberem isso, começam a se automedicar, mascarando muitas vezes os sintomas. 

Ao perceber esse tipo de ocorrência, é necessário procurar o dentista especialista em implantodontia para avaliar o caso, e, se preciso, passar a medicação correta. 

Qualquer infecção nos dentes que o paciente se automedique, os sintomas acabam sendo mascarados, e isso pode fazer com que a infecção passe pra corrente sanguínea, se transformando em uma endocardite, podendo levar ao óbito.

Por isso, todo cuidado é pouco, e nunca faça uso de medicamentos sem prescrição de um profissional da saúde. Ao fazer o uso de próteses dentárias, vá a uma clínica implante dentário para tomar todos os cuidados e evitar complicações.  

Em qualquer problema de saúde bucal é necessário profissionais auxiliando no tratamento, não faça nada por conta própria e tenha uma saúde exemplar!
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Preto Café Editoria

Portal com as melhores notícias e conteúdos diários escolhidos especialmente para você. Aqui no Preto Café só fica mal informado quem quer. Seja bem vindo e desfrute do melhor portal de conteúdo da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo