Com muitos remédios sendo vendidos sem a obrigatoriedade de receitas médicas, algumas pessoas desenvolvem o hábito de fazer a automedicação, Isso pode parecer inofensivo, porém é muito prejudicial à saúde, e pode gerar diversos problemas gravíssimos.
Quer saber mais sobre os perigos da automedicação? Continue lendo o conteúdo abaixo.
Quais os perigos da automedicação?
Muitas pessoas ao sentirem algum tipo de dor, ao invés de recorrerem ao pronto-socorro ou a um profissional de saúde, preferem ir ao que parece mais fácil no momento: a automedicação.
Dores de dentes são uma das causas mais comuns para pessoas escolherem fazer o uso da automedicação, mal sabendo o quão prejudicial isso pode ser.
Muitos dos problemas nos dentes são as cáries e as conhecidas pulpites, das quais precisam de um dentista especialista em canal para fazer o tratamento correto.
Como as dores desse problema são bem intensas, as pessoas se automedicam e, com isso, acabam mascarando os sintomas, podendo agravar o problema e gerando outros mais sérios, pois ao disfarçar ao invés de tratar pode piorar a infecção.
Como a automedicação afeta a boca?
Alguns medicamentos podem gerar efeitos colaterais na boca como inflamações, dormência e alterações do paladar.
Há medicamentos que são feitos de uso recorrente por prescrição médica, como antidepressivos, analgésicos, remédios para pressão alta, e diabetes e podem apresentar efeitos colaterais, porém como há o acompanhamento médico, os pacientes estão cientes e seguro por estar fazendo uso de doses corretas.
Ao fazer uso de automedicação alguns efeitos colaterais podem ocorrer de forma mais severa, o que pode levar a problemas seríssimos ao paciente.
Ao sentir dores nos dentes fortes, nunca se automedique, sempre se consulte com um dentista ou médico para tomar a medicação e dose correta e, em caso de dores insuportáveis, vá a uma clínica dentária 24 horas para alívio de sintomas e tratamento adequado.
Quais remédios podem fazer mal?
Todos os remédios tomados de forma independente podem fazer mal, pois geram efeitos colaterais a quem toma, e se automedicar é um risco gigantesco a todos que praticam esse ato.
Mesmo pessoas que tomam com prescrição médicas correm risco, e alguns remédios que podem fazer mal aos dentes são:
- Xaropes;
- Broncodilatadores;
- Antibióticos;
- Analgésicos.
Adiante, entenda um pouco mais sobre como cada um desses medicamentos afetam a saúde bucal:
- Xaropes
O uso de xaropes faz bem por um lado, mas o uso recorrente pode afetar os dentes por ter uma grande quantidade de açúcar na sua composição, podendo gerar problemas de tártaro acumulado e cáries.
- Broncodilatadores
Esses tipos de medicamentos são de uso para pessoas que têm problemas respiratórios, como asmas e bronquites asmáticas.
Por serem de uso recorrente e terem em sua composição o sulfato de salbutamol pode causar corrosões no esmalte nos dentes e gerando desgastes com o tempo.
- Antibióticos
O uso de antibióticos é bem popular pois são utilizados para diversas doenças, sejam bucais ou outras enfermidades do corpo humano.
O uso dele frequente pode modificar os tecidos formados pelo cálcio causando manchas nos dentes, que podem ser amareladas ou acinzentadas.
- Analgésicos
O analgésico não causa problema especificamente nos dentes, mas sim mascara inflamações que estejam neles, podendo piorar as infecções dentais causando uma endocardite.
Quais complicações mais comuns que a automedicação pode gerar?
Muitas complicações podem ocorrer a partir da automedicação, por exemplo, ao fazer o uso de prótese fixa dentária, muitas pessoas deixam de se preocupar com as infecções dentárias, pois já não tem mais a raiz do dente.
Isso é perigoso, pois esquecem que as infecções continuam ocorrendo nas gengivas e, ao perceberem isso, começam a se automedicar, mascarando muitas vezes os sintomas.
Ao perceber esse tipo de ocorrência, é necessário procurar o dentista especialista em implantodontia para avaliar o caso, e, se preciso, passar a medicação correta.
Qualquer infecção nos dentes que o paciente se automedique, os sintomas acabam sendo mascarados, e isso pode fazer com que a infecção passe pra corrente sanguínea, se transformando em uma endocardite, podendo levar ao óbito.
Por isso, todo cuidado é pouco, e nunca faça uso de medicamentos sem prescrição de um profissional da saúde. Ao fazer o uso de próteses dentárias, vá a uma clínica implante dentário para tomar todos os cuidados e evitar complicações.
Em qualquer problema de saúde bucal é necessário profissionais auxiliando no tratamento, não faça nada por conta própria e tenha uma saúde exemplar!
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.