Problemas comuns em duchas higiênicas: Como resolver?

Duchas higiênicas são ótimas para todos os tipos de banheiro, mas podem gerar alguns problemas, bem comuns e que incomodam bastante. Para evitá-los ou tratá-los, caso apareçam, é necessário seguir algumas dicas de preservação e manutenção, que livrarão você e o seu banheiro dessa dor de cabeça. Problemas de vazamento ou na pressão da água são os mais corriqueiros neste caso. 

Estes surgem por conta da instalação, e fazê-la de maneira correta e cuidadosa pode te poupar de lidar com esse tipo de problema. Além disso, problemas de entupimento, mofo e bolor, desregulagem de temperatura, entre outros, podem surgir ao longo do tempo de uso. Saiba tudo o que precisa para solucionar problemas com duchas higiênicas com as dicas que a Liven Casa separou para você.

Saiba mais +

Como funciona a ducha higiênica?

As duchas higiênicas foram criadas pensando no conforto e na eficácia de uma limpeza mais profunda. O seu funcionamento é básico, e conta com um sistema bastante comum e conhecido, com: bomba e filtro de água, termostato (para regular a temperatura), válvula de controle e a ducha propriamente dita.  

O abastecimento de água pode acontecer pela rede comum do banheiro, ou por um reservatório dedicado. Após abastecida, o sistema da ducha filtra e bombeia a água com a pressão necessária. O termostato regula a temperatura dessa água e a válvula de controle faz a dosagem de pressão, de acordo com os comandos que o usuário estiver selecionando.

Tipos de duchas

Os tipos de duchas higiênicas podem variar de acordo com o local onde vai ser instalada, o seu design, tecnologia ou recursos e funcionalidades adicionais que podem oferecer. São diversas opções para suprir diferentes necessidades e preferências. Esses são alguns tipos de duchas:

  • De parede, teto ou chuveiro;
  • Design moderno e personalizado ou clássico;
  • Com recurso de hidromassagem ou tecnologias de aquecimento e filtragem;
  • Com assentos ou suporte para pessoas com deficiente.

Com as novas tecnologias e projetos, as opções de duchas higiênicas estão cada vez mais variadas, e prometem suprir todo tipo de necessidade. Agora ficou ainda mais fácil tornar seu banheiro funcional e confortável para todos e em todos os momentos.

Problemas mais comuns e suas soluções

Problemas de instalação e funcionamento são bastante comuns nesse tipo de instalação. No caso das duchas higiênicas, é bastante corriqueiro surgirem problemas por conta da instalação inadequada - como vazamentos e desregulagem da pressão de água. Para solucionar esse tipo de problema é preciso verificar as instalações e fazer os ajustes necessários, para que o funcionamento volte a rodar de forma fluída. 

Já os entupimentos, surgimento de mofos e bolor, além das manchas, são problemas que podem surgir ao longo do tempo de uso. Limpeza e manutenção são as soluções básicas para esse tipo de problema. Manter todo o sistema limpo e com a manutenção em dia pode ser a resposta para solucionar esses casos específicos. 

Como instalar uma ducha higiênica?

A instalação de um ducha higiênica é dividida em duas etapas: instalação da ducha e do sistema de esgoto dedicado. É importante seguir todas as orientações específicas para cada etapa. Assim, o processo de instalação será totalmente bem sucedido, e você conseguirá evitar o surgimento de problemas a longo prazo.

Desligue a água, prepare as ferramentas e escolha o local da instalação. Esses são os primeiros passos. Faça o furo e a instalação da base, depois conecte o abastecimento de água da ducha. Siga os mesmos passos para a instalação do esgoto. Depois é só ligar a energia elétrica e o sistema de água, para poder efetuar os testes. Caso alguma intercorrência ocorra, consulte um profissional.

Manutenção da ducha higiênica

A limpeza e a manutenção da sua ducha higiênica é a forma mais eficaz que você tem para manter o seu funcionamento sem que surjam inconvenientes no dia a dia. A limpeza da ducha e do filtro são fundamentais para a preservação de todo o sistema. Se feita regularmente, pode te salvar de muitas dores de cabeça. 

Além disso, a manutenção dos sistemas de aquecimento e de esgoto também deve ser feita de forma frequente e regular. Verificar vazamentos e a pressão de água antes mesmo do aparecimento de problemas irá te ajudar a ficar por dentro dos ajustes que precisam ser feitos na sua ducha higiênica.

Dicas para economizar água com a ducha higiênica

Hoje em dia já existem duchas que dispõem de sistema específicos para economizar água. Sensores de fluxo, temporizadores e sistema de recirculação de água são apenas alguns dos recursos e tecnologias disponíveis hoje em dia no mercado.

Além disso, cuidados básicos podem ser feitos no dia a dia para evitar o uso excessivo de água e gerar a economia necessária. Regular frequentemente a pressão da água, de acordo com a necessidade e demanda, é uma boa dica neste caso. Além disso, também é possível ajustar o jato de água e energia. É fundamental desligar a ducha enquanto estiver ensaboando. 

Escolher duchas higiênicas e vaso sanitário de qualidade também é uma forma muito eficaz de garantir uma experiência mais confortável para quem utiliza o seu banheiro. Encontre as melhores marcas e opções de artigos para banheiro na Liven Casa. Confira a loja virtual e faça as suas compras!

Espero que o conteúdo sobre Problemas comuns em duchas higiênicas: Como resolver? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano

Conteúdo exclusivo