
Conectando arduino à internet: Como criar um projeto IoT passo a passo com a Eletrogate

A Eletrogate mostra como criar um projeto IoT e conectar arduino à internet, com um passo a passo simples. A Internet das Coisas (IoT) refere-se a uma rede de objetos físicos ou “coisas” conectados à internet. Esses objetos possuem sensores para permitirem a troca de dados com outros sistemas.
A IoT é presente na saúde, casas inteligentes, transporte e diversos outros setores. A Eletrogate - empresa especializada na comercialização de componentes eletrônicos para robótica, Arduino, IoT e automação residencial - traz este guia para mostrar como conectar Arduino à internet.
Por que conectar seu Arduino à internet?
Conectar Arduino à internet permite fazer a automação de várias tarefas. Além disso, é possível desenvolver dispositivos inteligentes e compartilhar informações entre eles. Com essa abordagem, podemos fazer algumas aplicações, como:
- Controlar luzes em casa ou escritório;
- Criar brinquedos;
- Controlar aparelhos eletrônicos;
- Coletar dados de sensores;
- Controlar atuadores de forma remota.
Ao conectar o Arduino à internet, é possível acessá-lo de qualquer lugar. Para isso, é necessário usar um módulo WIFI integrado, como o ESP8266 ou ESP32. Vamos explorar mais detalhes adiante.
Quais componentes da Eletrogate você precisa para o seu projeto IoT?
A Eletrogate oferece todos os componentes que podem ser utilizados em projetos de Internet das Coisas (IoT), como microcontroladores, diversos sensores e módulos de comunicação.
Microcontroladores | Sensores | Módulo de comunicação |
Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto muito popular para projetos de IoT) | Sensores de temperatura e umidade | WIFI |
ESP32 (microcontrolador com Wi-Fi e Bluetooth integrados) | Sensores de movimento | Bluetooth |
ESP8266 (microcontrolador com Wi-Fi integrado, mais simples e econômico em relação ao ESP32) | Sensores de gás (permite detectar a presença de gases tóxicos ou de inflamáveis no ambiente). | LoRa (Para comunicação sem fio de longo alcance, com baixo consumo de energia) |
Sensores ultrassônicos | GSM/GPRS (Para comunicação celular) | |
Sensores de luz |
Outros componentes que você encontra são relés, LEDs, Fontes de Alimentação, protoboards (para montar os circuitos), fios, cabos e displays LCD. Para encontrar um componente específico, navegue pela categoria de produtos no site da empresa, ou utilize a barra de pesquisas no topo da página.
Além disso, você pode comprar kits Arduino e apostilas didáticas, que são ótimas opções para iniciantes. Eles contêm os componentes básicos para criar os primeiros projetos eletrônicos. Para conectar o Arduino à internet e criar um projeto IoT é preciso um módulo de uma microcontrolador e sensores. Tudo isso você pode adquirir na Eletrogate com preços acessíveis.
Quais os benefícios de usar as soluções da Eletrogate no seu projeto IoT?
A Eletrogate oferece vários benefícios para você que deseja criar projetos IoT. A empresa conta com ampla variedade de produtos (microcontroladores, sensores, módulos de comunicação, entre outros), oferece qualidade e segurança, possui suporte técnico especializado, oferece facilidade de compra, possui preços competitivos.
Além disso, a Eletrogate investe na produção de conteúdos educativos (tutoriais e artigos), com o objetivo de auxiliar todos os seus clientes no desenvolvimento de projetos Arduino e soluções IoT.
Eletrogate
A Eletrogate é especializada em soluções para criar projetos eletrônicos, IoT, automação e robótica. Além disso, a empresa oferece apostilas didáticas, gratuitas, que ensinam como criar projetos desde o zero.
As apostilas didáticas podem ser adquiridas em conjunto com os Kits Arduino, para potencializar o aprendizado. Cada kit é direcionado para um perfil (iniciante, intermediário, avançado), e contém os componentes básicos para criar um projeto. No blog da Eletrogate você pode encontrar mais informações sobre projetos Arduino, automação, robótica e IoT. São várias dicas sobre como criar projetos eletrônicos incríveis. Vale a pena conferir!
https://maps.app.goo.gl/s5ix3FFh1JbirfzG9
Espero que o conteúdo sobre Conectando arduino à internet: Como criar um projeto IoT passo a passo com a Eletrogate tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Tecnologia e Internet
Conteúdo exclusivo